Seleção nacional W50 perde nos quartos de final e luta pelo quinto lugar no Campeonato do Mundo de Veteranos

A equipa nacional feminina de +50 foi derrotada pela primeira vez nesta edição do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) e vai lutar pelo quinto lugar no Complexo de Ténis do Jamor, onde esta quarta-feira a seleção masculina de +55 foi a única a vencer no arranque dos play-offs de definição de posições finais.

Depois de duas vitórias na fase de grupos, a seleção nacional feminina de +50 não resistiu ao início da fase a eliminar e foi derrotada nos quartos de final da Maria Esther Bueno Cup, uma das quatro competições que compõem o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas organizado pela Federação Portuguesa de Ténis até sexta-feira (de sábado a sábado realiza-se o torneio individual).

Portugal venceu a Estónia por 3-0 e a Austrália por 2-1 para conquistar a primeira posição do Grupo G, mas esta quarta-feira, depois de um dia de descanso, cedeu por 2-1 frente à Suíça numa eliminatória que terminou com uma desistência no par decisivo.

Novamente com o Court Central do Complexo de Ténis do Jamor como pano de fundo, a capitã Dominika Gorecka (19.ª classificada no ranking mundial do escalão) não resistiu a Alexandra Hellige e perdeu com a número seis por 6-2 e 6-1.

A igualdade foi reposta por Sofia Prazeres, com a ex-top 160 WTA (atual número dois mundial de +50) a resistir a um longo e equilibrado braço de ferro para superar Michelle Paroubek (32.ª) com os parciais de 6-2, 1-6 e 7-6(5).

Com tudo por decidir, Gorecka e Prazeres uniram esforços para o par, mas a lesão da capitã de equipa na coxa direita levou a dupla lusa a desistir quando o marcador assinalava 6-1, 2-0.

A derrota desta quarta-feira — a primeira desde o início da campanha no domingo — remeteu a seleção nacional feminina à luta pelo quinto lugar, que começará já na quinta-feira frente à Grã-Bretanha.

O conjunto W50 foi o único a garantir o apuramento para os quartos de final, pelo que os restantes iniciaram esta quarta-feira, já fora da luta pelas medalhas, os respetivos play-offs que determinam as posições finais.

Em ação pelo terceiro dia consecutivo, a seleção feminina de +55 não foi capaz de dar sequência ao triunfo por 2-1 sobre a Dinamarca no fecho do Grupo E da Maureen Connolly Cup e perdeu por 2-1 com a África do Sul no play-off de luta pelo nono lugar.

Deolinda Duarte abriu a eliminatória com uma vitória muito autoritária (6-3 e 6-0) sobre Zaida Beukes, mas as visitantes deram a volta ao confronto que aconteceu no Court 9: no último singular, Lettica Venter venceu a capitã Paula Falcão por 6-3 e 6-2 e no par decisivo as duas protagonistas lusas não evitaram a derrota por 6-0 e 6-2 frente à mesma Venter ao lado de Lenie Simmonds.

A derrota desta quarta-feira deixou Portugal frente a frente com a Turquia (perdeu por 3-0 com a Austrália) no derradeiro encontro do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas, que atribui os 11.º e 12.º lugares.

O conjunto masculino do mesmo escalão também perdeu, mas com a Itália (3-0), no início do play-off de atribuição do nono lugar e lutará pelo 13.º com a Hungria.

Alessandro Ribani (6-0 e 6-2 a Ricardo Martins) e Nicola Richelmi (7-5 e 6-4 sobre Vasco Graça) apuraram os transalpinos para a final do play-off e Alberto Pertosa e Lucian Vespan dilataram a vantagem ao levarem a melhor por 6-1 e 6-1 sobre Nuno Delfino e Pedro Martins.

A equipa masculina de +50 foi a única a celebrar esta quarta-feira e a vitória por 3-0 sobre a Suécia manteve o grupo da casa na luta pela nona posição.

Luís Sousa Pinto abriu o braço de ferro com uma vitória por 6-2 e 6-4 sobre Frederik Kristiansson e Lourenço Santos Lima consumou a celebração lusa ao levar a melhor contra Johan Svensson com os parciais de 6-3 e 7-5.

No par, Henrique Assis e André Mota dilataram a vantagem com um triunfo pelos parciais de 6-4,1-6 e 11-9 a Karl Lindberg e Johan Svensson.

Esta quinta-feira, Portugal jogará frente à Turquia e, se for bem-sucedido, jogará a final deste play-off ou com a África do Sul, ou com a Dinamarca na sexta-feira, último dia da competição por equipas.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS