Antevisão Benfica-Nice: Águia procura reinar na Luz para manter prestígio europeu

O Estádio da Luz vai ser o palco de mais um duelo europeu para o Benfica e o objetivo é o mesmo: ganhar. Os encarnados recebem o Nice na segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, esta terça-feira, a partir das 20 horas.

As águias procuram gerir a vantagem de dois golos alcançada na 1.ª mão, de forma a que possa permanecer na Europa e seguir para o play-off de acesso à prova milionária.

Para este jogo, o Benfica recebeu uma boa notícia no último treino com a integração Akturkoglu. O extremo estava lesionado no tornozelo e falhou a 1.ª mão, mas está recuperado e apto para ser opção.

Outra das novidades está no Nice, que vendeu Evann Guessand a quatro dias desta partida. O avançado foi o melhor marcador dos franceses na Ligue 1 em 24/25 e agora rumou ao Aston Villa, representando uma ausência de peso.

Momento de forma

O Benfica começou a temporada 2025/26 da melhor forma com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Sporting, após apenas duas semanas de preparação. Seguiu-se a deslocação ao Nice, num duelo importante para os objetivos das águias. Também aí o resultado foi positivo com uma vitória por 0-2 e uma exibição satisfatória.

Destaque para o sistema tático usado por Bruno Lage (4-4-2), que beneficiou alguns jogadores e ofereceu novas soluções. Ivanovic estreou-se e marcou, deixando boas indicações. Enzo voltou a ser de excelência no meio-campo, tal como Aursnes que se mantém como cérebro do mecanismo encarnado. A dinâmica da equipa ainda não está perfeitamente oleada, mas os reforços entraram bem – uns mais do que outros – e prevê-se que as ligações possam vir a ser melhoradas em breve.

O Nice mantém a esperança de conseguir seguir em frente na Europa com uma reviravolta fora de portas. Os franceses procuram uma presença inédita na Champions, apesar de não terem conseguido superiorizar-se. Na 1.ª mão, o Nice chegou a criar vários momentos de perigo nos primeiros 45 minutos, principalmente em momentos de transição. Contudo, a finalização falhou e não conseguiu impor-se ao longo da partida.

Histórico de confrontos

As duas equipas têm um curto histórico de duelos com apenas quatro encontros disputados, em que o Benfica saiu sempre vitorioso. O primeiro aconteceu em 1956, para a Taça Latina, e terminou com uma vitória encarnada por 2-1 no prolongamento. Ao fim de muitos anos, em 2013/14, os emblemas voltaram a encontrar-se na pré-temporada com um jogo amigável sorridente para as águias por 2-1. Em 22/23, a pré-época voltou a ser palco de um jogo, que culminou com um triunfo do Benfica por 3-0.

O duelo mais recente aconteceu na semana passada, na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões 25/26. Os encarnados levaram a melhor na deslocação ao sul de França e estão em vantagem na eliminatória. Franjo Ivanovic e Florentino Luís foram os autores dos golos encarnados.

O que dizem os treinadores

Bruno Lage, treinador do Benfica“A eliminatória está longe de estar decidida. Temos uma tarefa a concluir e temos de entrar com enorme determinação. Fundamental o apoio dos nossos adeptos, mas a nossa entrada será determinada.”

Franck Haise, treinador do Nice“Podemos chegar a 10 minutos do fim do jogo e estar a vencer por 1-0 sabendo que novo golo leva tudo para prolongamento. Há várias possibilidades e há várias conquistas que podemos alcançar. É esse o meu estado de espírito.”

Árbitro

O italiano Marco Guida vai dirigir o encontro entre o Benfica e o Nice, no Estádio da Luz. O juiz vai estar acompanhado pelos assistentes Giorgio Peretti e Giuseppe. O quarto árbitro será Matteo Marchetti.

O sistema de videoarbitragem estará a cargo de Aleandro Di Paolo e Michael Fabbri. A equipa de arbitragem nomeada pela UEFA é inteiramente italiana.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS