Antevisão PSG-Tottenham: Quem atinge a glória europeia e arranca 25/26 com o pé direito?

Nova época é sinónimo de Supertaça Europeia logo no arranque. Isto significa que o vencedor da Liga dos Campeões e o vencedor da Liga Europa vão defrontar-se, ou seja: PSG VS Tottenham.

O jogo entre os franceses e os ingleses está agendado para as 20 horas desta quarta-feira, no Estádio Friuli, em Udine. Esta será a 50.ª edição da Supertaça Europeia, naquele que será o primeiro confronto oficial entre o PSG e os Spurs.

Lusos em campo, a jogar e a arbitrar

Em campo, a representação lusa vai fazer-se sentir, principalmente no lado parisiense. Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos vão poder ser opções para Luis Enrique, ao contrário de João Neves que está suspenso por dois jogos devido ao puxão de cabelo a Marc Cucurella. No outro lado da barricada, no Tottenham, João Palhinha é o mais recente reforço.

Contudo, a partida vai ter mais cunho português, uma vez que João Pinheiro será o árbitro principal. Os assistentes vão ser Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto Tiago Martins será o quarto árbitro. Na videoarbitragem, Elchin Masiyev será o VAR, enquanto Fábio Melo e Pol van Boekel serão assistentes.

Momento de forma

O PSG surge como favorito à conquista da Supertaça Europeia devido à temporada demolidora que fez em 24/25, ainda que o começo de uma nova época possa trazer surpresas.

Após terem vencido tudo a nível nacional (Ligue 1, Taça e Supertaça francesas) e a Liga dos Campeões, o PSG era visto como uma das equipas sensação no Mundial de Clubes, nos EUA. E assim foi, a equipa de Luis Enrique chegou à final, mas desiludiu com uma exibição irreconhecível uma derrota por 3-0 contra o Chelsea.

Quanto à Supertaça Europeia, a equipa parisiense só iniciou a pré-época há uma semana, mas não teve grandes alterações no plantel. Ainda assim, é de assinalar a ausência de João Neves por castigo e de Gianluigi Donnarumma por opção técnica.

O Tottenham vai apresentar-se com algumas alterações, nomeadamente no comando técnico. Ange Postecoglou foi dispensado depois da conquista europeia e Thomas Frank é o nome que o sucedeu.

Para além disso, há reforços no plantel, como é o caso de Palhinha (ex-Bayern Munique), Mohammed Kudus (ex-West Ham), Kevin Danso (ex-Lens) e Mathys Tel (ex-Bayern). Em contrapartida, o Tottenham perdeu a sua grande figura para a MLS: Son Heung-min.

Os Spurs tiveram uma preparação de cinco semanas, tendo feito uma digressão pela Ásia, que terminou na lesão grave de James Maddison. Destaque para o último encontro do Tottenham antes de defrontar o PSG e que terminou com uma derrota pesada contra o Bayern Munique (4-0).

Histórico europeu

O PSG vai disputar a Supertaça Europeia pela segunda vez na história, depois de em 1996 ter perdido contra a Juventus (6-1 em casa e 3-1 fora). Em contrapartida, o Tottenham será um estreante.

As duas equipas conquistaram feitos importantes na época passada. O PSG venceu a segunda Taça europeia com o triunfo da Champions, juntando à Taça das Taças (1995/96). No lado do Tottenham, a equipa pôs um fim na seca de 17 anos sem títulos com a conquista da Liga Europa frente ao Manchester United. Desta feita, os Spurs contam com quatro conquistas continentais: Taça dos Vencedores das Taças (1962/63), duas Taças UEFA (1971/72 e 1983/84) e Liga Europa (2024/25).

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS