Antevisão Sporting-Arouca: Leões e Lobos em duelo pela vitória no renovado José Alvalade

O Estádio de Alvalade está renovado e pronto para receber o jogo da 2.ª jornada da I Liga, que vai opor o Sporting ao Arouca. A partir das 20h30 deste domingo, as duas equipas vão disputar a vitória, procurando voltar a sorrir como ambas fizeram na 1.ª jornada.

De um lado, os leões venceram (0-2) e convenceram o Casa Pia, em Rio Maior, com um domínio inquestionável ao longo da partida. Do outro lado, o Arouca também começou a I Liga da melhor forma com um triunfo diante do AVS por 3-1.

O favorito do jogo é o Sporting, equipa bicampeã nacional, que começou tremida frente ao Benfica na Supertaça, mas encarrilhou no último encontro. Contudo, o começo de uma temporada consegue ser imprevisível e pode fazer escorregar até as equipas mais seguras. Ainda assim, também o Arouca está numa altura de recomeço com caras novas e uma dinâmica por olear, tal e qual como os leões.

Momento de forma

A derrota da Supertaça frente ao Benfica já faz parte do passado e o Sporting mostrou isso mesmo em Rio Maior. Os leões ganharam por 2-0 com golos de Francisco Trincão e Morten Hjulmand, num jogo que se aproximou da imagem de um bicampeão nacional.

A turma de Rui Borges perdeu Gyokeres, mas ganhou Luis Suárez que se tem mostrado inquieto e desequilibrador na frente de ataque, acompanhado por Trincão e Pedro Gonçalves a um bom nível. Para além disso, optou por uma intensidade na pressão que se mostrou eficaz, bem como um meio campo capitaneado pelo dinamarquês imperial no equilíbrio da equipa leonina.

Os bons indicadores foram vários e é esperado que o Sporting se volte a apresentar com um domínio do começo até ao fim do jogo, na tentativa de neutralizar eventual rebeldia adversária.

Os Lobos de Arouca tiveram uma pré-época para se preparem para a I Liga e para encaixarem os reforços de uma forma consistente e segura na formação liderada por Vasco Seabra. Foi isso que pareceu acontecer no encontro contra o AVS, de tal forma que o reforço vindo do Bayern Munique, Lee Hyun-ju, deambulou no lado esquerdo e cruzou para o golo de Trezza. Na segunda parte, Naïs Djouahra, reforço de verão, faturou com um remate em arco e aumentou a vantagem, que viria a ser consolidada por mais um tento de Trezza.

No fundo, a equipa arouquense está em busca de uma época mais consistente e segura do ponto de vista dos resultados, pelo que é importante que qualquer jogo resulte em pontuação na tabela. Os reforços entraram bem e prometem voltar a fazer a diferença.

Histórico de confrontos

O Sporting e o Arouca já estiveram frente a frente em 19 partidas e foram os leões que levaram a melhor na maior parte dos duelos. Contabilizam-se 16 triunfos leoninos contra apenas um para os arouquenses. Pelo meio, existiram dois empates. Também no nível de golos a discrepância é acentuada com 41 golos contabilizados para os verde e brancos, ao passo que os Lobos de Arouca faturaram por 12 vezes.

Na temporada passada, a I Liga ofereceu dois jogos entre os dois emblemas. Na primeira volta, na 5.ª jornada, o Sporting venceu por 0-3 na Serra da Freita. Em contrapartida, na 22.ª ronda do campeonato, o Arouca conseguiu empatar a dois golos na deslocação a Alvalade. O único triunfo do Arouca aconteceu dentro de portas, para a liga 2022/23.

O que dizem os treinadores

Rui Borges, treinador do Sporting: “É uma equipa que nos últimos anos tem criado problemas em casa, pela sua competitividade. Mantiveram o treinador, com uma ideia muito positiva do jogo. Gostam de ter a bola, vão querer mostrar o seu potencial e vêm de uma boa vitória em sua casa. Cabe-nos a nós dar consistência ao que temos alcançado a nível físico, tático e técnico. É um jogo difícil, perante uma boa equipa e moralizada, que valoriza muito o jogo.”

Vasco Seabra, treinador do Arouca: “Vamos defrontar uma equipa que é bicampeã, que se quer propor a ser tricampeã, que tem um plantel muito forte, um excelente treinador, treinador campeão também. Sabemos que é uma equipa que veio de uma primeira jornada muito forte, bom jogo que fez no Casa Pia, e agora fará o seu primeiro jogo em casa, com novo relvado e outras remodelações. É um privilégio para nós podermos também estrear esse momento. Por isso, vamos também com essa ambição de querermos conquistar pontos.”

Árbitro

Hélder Malheiro será o juiz principal do Sporting-Arouca e vai estar acompanhado pelos assistentes Gonçalo Freire e Rúben Silva. Diogo Rosa será o quarto árbitro. O sistema de videoarbitragem estará a cargo de Manuel Mota e José Pereira.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS