Mourinho recusa favoritismo do Benfica e comenta transferência de Akturkoglu: “A situação não é cómoda”

Declarações de José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, à Sport TV, antes do jogo com o Benfica, da 1.ª mão do play-off de acesso à fase liga da Champions.

Akturkoglu viajou com o Benfica enquanto está a ser negociado com o Fenerbahçe: “Analiso a situação com o maior respeito pelo Benfica, porque o jogador é do Benfica. Mas tenho de reconhecer que a situação não é cómoda. Viaja para Istambul e acho que vai jogar contra nós. Se jogar amanhã joga pelo Benfica, se jogar em Lisboa para a semana joga pelo Benfica. Não faz sentido estar a pensar no Kerem como um jogador do Fenerbahçe porque não o é, é jogador do Benfica e com possibilidade que jogue contra nós.”

Na Eusébio Cup o Benfica venceu o Fenerbahçe: “A Eusébio Cup é a Eusébio Cup. Eu mudei, o Bruno Lage mudou, houve muitas substituições, pouco foco no resultado, todos a experimentar coisas, a dar forma aos jogadores. Não me parece que ser tire alguma ilaçãodesse jogo. Foco-me muito mais nos dois jogos do campeonato e os dois jogos [do Benfica] com o Nice do que o jogo na Luz.”

Contratação de Nélson Semedo: “É um miúdo top. Em Portugal toda a gente sabe o que é o Nélson, um jogador de alto nível, de clube grande, de seleção. Com tantas carências como tínhamos e temos, ter um jogador da experiência dele numa posição para a qual estávamos carenciados foi ótimo. Chegou numa situação de jogador livre porque não temos capacidade para atacar jogadores de 20 e 30 milhões de euros. Com o Nélson conseguimos encontrar um ponto de equilíbrio.”

Gosta de procurar sempre ‘under dogs’ para comandar? “O ‘under dog’ é que me procura. Já estive em alguns clubes onde não era ‘under dog’, era o privilegiado de ter os melhores jogadores, o plantel mais forte, potencial económico par atacar os melhores,… aqui é uma situação diferente. Somos o ‘under dog’ nesta eliminatória, mas por uma questão de respeito próprio e filosofia recuso-me dizer antes que o Benfica é favorito.”

Porque diz que Benfica não é favorito? “Sou pragmático, a experiência ajuda-me a enfrentar as coisas com tranquilidade e pragmatismo. Recuso-me a dizer que o Benfica é favorito, é a minha filosofia. Mas sou consciente das dificuldades, o Benfica é uma equipa excelente, tem um ótimo treinador, um mercado fantástico. A equipa está forte, a jogar bem. O facto de o segundo jogo ser na Luz também ajuda. Porque verdadeiramente aqui em casa a decidir no segundo jogo é barra mais pesada. Com estas dificuldades vamos dar o melhor.”

Colocar o Fenerbahçe na Champions: “O Fenerbahçe há muitos anos que está longe da Champions e a nível interno longe do campeonato. É uma oportunidade única, porque nos últimos anos também nunca esteve tão perto, nem jogou esta última eliminatória antes da fase de grupos.”

O Fenerbahçe recebe o Benfica esta quarta-feira às 20h00, em jogo da 1.ª mão do play-off de acesso à fase liga da Champions.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS