Wakeboard brilhou no Algarve

O Wakepark Lagos recebeu no último fim de semana a segunda etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable. Atletas de diferentes escalões deram espetáculo, demonstrando toda a vitalidade desta vertente sustentável do Wakeboard. Destaque ainda para a demonstração de Wakeboard adaptado – Sitwake – que evidenciou o caráter inclusivo da modalidade.

Desporto, música e boa disposição. Foi neste ambiente que Lagos, no Algarve, recebeu no passado fim de semana (16 de agosto) a segunda etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable. O Lagos Open 2025 contou com a participação de cerca de três dezenas de atletas dos vários escalões: Wakeboard Júnior (masculino e feminino), Open (masculino e feminino), Masters (masculino) e Wakeskate Open (masculino).

Com condições perfeitas para a prática da modalidade, graças ao excelente plano de água e sistema de duas torres mecânicas, o Wakepark de Lagos – situado no interior do concelho, nas proximidades do aeródromo local – recebeu a elite desta variante, nas categorias de amadores e profissionais.

Na classe rainha, o Open Profissional Masculino, as atenções estiveram centradas em Marko Malsub (Estónia), que superou na final o vencedor da etapa anterior, Xavier Segadães. Ambos protagonizaram um duelo com elevado nível técnico e estético. Em femininos, foi Alice Faustino – detentora do título de Wakeboard clássico – que se evidenciou perante uma concorrência de qualidade. Em Masters, a vitória foi para um atleta local, Phil Soames, enquanto no Wakeskate o domínio pertenceu a Daniel Braga.

Extra competição, destaque para a demonstração de Wakeboard adaptado (Sitwake), com o atleta Nuno Sobral, mostrando que este desporto é também inclusivo e acessível a atletas portadores de deficiência.

O Campeonato Nacional de Wakeboard Cable é composto por três etapas e foi criado com o objetivo de promover o crescimento da modalidade em Portugal, procurando dar visibilidade ao talento nacional e incentivando novos praticantes. A segunda etapa foi organizada pelo Wakepark Lagos e decorreu sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica (Secção de Ski Náutico e Wake), contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.

Destaque ainda para os apoios da Whereiskevinai, Mysticboarding, Madtunaboards, Lunarcablepark, Algarve Watersport, Algarve Fly 365 e Kitesurfwake. O organizador, Adam Michalak, faz o balanço desta jornada: “Esta foi uma primeira experiência que se pautou pela qualidade. Estamos empenhados em receber mais eventos e competições no futuro, fazendo de Lagos e do Algarve um ponto de encontro dos desportos náuticos.”

Dispensando a utilização de um barco, as competições de Cable têm a sua origem nos anos 50 do século passado, altura em que nasceram na Alemanha os primeiros sistemas aplicados ao Ski Náutico. As vantagens face à vertente clássica com barco são várias, a começar pela sustentabilidade ambiental, uma vez que as emissões de carbono são residuais. O aparecimento dos cable parks trouxe um custo mais acessível, o que veio democratizar a prática do Ski Náutico e do Wakeboard.

A última etapa do Campeonato Nacional de Wakeboard Cable viaja até Ferreira do Zêzere, no fim de semana de 20 e 21 de setembro.

Campeonato Nacional de Wakeboard Cable 2025 – Calendário

26 de julho – Etapa 1: Trízio (Sertã)

16 de agosto – Etapa 2: Lagos (Algarve)

20/21 de setembro – Etapa 3: Lago Azul (Ferreira do Zêzere)

Classificações

Etapa 1

Wakeskate Open Masculino

David Brito

Chico Lopes

Xavier Segadães

Wakeboard Masters Masculino

João Dantas

Adalberto Rodrigues

António Pedro

Wakeboard Open Masculino

Xavier Segadães

Francisco Limão

Francisco Dias

Etapa 2

Wakeboard Júnior Masculino

Santosh Kali Bostelaar (residente local)

Lucas Rodrigues

Tomás Charles Carvalho

Wakeboard Júnior Feminino

Diana Rodrigues

Leonor Faustino (6 anos)

Tomás Charles Carvalho

Wakeboard Open Masculino

Marko Malsub (Estónia)

Xavier Segadães

Kestutis Adomaitis (residente local)

Wakeboard Open Feminino

Alice Faustino

Charlote Adams (residente local)

Ariana Simons (visitante sazonal)

Wakeboard Masters Masculino

Phil Soames (residente local)

Emanuel Silva (atleta de Portimão)

Adalberto Rodrigues

Wakeskate Open Masculino

Daniel Braga

David Ramos Briro

Noah Bostelaar (residente local)

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS