Arturo Merzario, antigo piloto italiano de Fórmula 1, deixou críticas à forma como Lewis Hamilton tem sido recebido e gerido dentro da Ferrari. Em entrevista à Gazzetta dello Sport, Merzario defendeu que o fraco desempenho do heptacampeão mundial em Maranello está diretamente ligado à falta de confiança do próprio ambiente interno.
“Na minha opinião, a chegada de Hamilton foi uma operação meramente comercial. Segundo o que sei, 90 por cento dos funcionários da Ferrari não aprovaram a decisão e é natural que, quando um piloto não se sente valorizado, perca a motivação. Por que razão deveria preocupar-se em melhorar o tempo em três décimas se sabe que não vai sair da terceira linha?”, afirmou.
Ainda assim, Merzario acredita que Hamilton pode dar a volta: “A sua passagem ainda não acabou. Continua à espera da oportunidade certa. Só vai arriscar quando for mesmo necessário, não numa corrida onde está a lutar pelo 8.º lugar. Se quisesse sair, encontraria facilmente outra equipa. Já demonstrou o que vale. Não está na posição de Leclerc, que tem de mostrar que é um campeão.”
Atualmente, Hamilton ocupa o 6.º lugar no Mundial de pilotos, com 109 pontos, contra os 151 do colega de equipa Charles Leclerc e os 284 do líder Oscar Piastri, da McLaren.