João Almeida venceu a 13.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta. O ciclista português conquistou o mítico Angliru, batendo ao sprint o líder Jonas Vingegaard para reforçar ainda mais o 2.º lugar da geral, estando agora a 46 segundos do Camisola Vermelha (ganhou quatro segundos ao líder, pelas bonificações). Os dois terminaram com o mesmo tempo.
Foi a sexta vitória da UAE Emirates na Vuelta 2025.
O ciclista português liderou toda a subida ao mítico Angliru, uma das montanhas mais temidas do calendário internacional, para terminar a escalada em 41 minutos e 57 segundos.
João Almeida ficou um segundo de igualar o recorde da escalada mais rápida desta icónica montanha da Vuelta, que pertence a Roberto Heras. Em 2000, o espanhol fez a subida mais rápida de sempre ao Angliru, nas Astúrias. A diferença é que, há 25 anos, quem venceu a etapa essa etapa do recorde foi Gilberto Simoni.
O Angliru é considerada uma das montanhas mais difíceis do calendário internacional de ciclismo: tem 12.8 km de comprimento, uma inclinação média de 9,64% (mas momentos a rondar os 20%), com o pico situado a 1.234 metros de altitude.
No final, admitiu que esta é a maior vitória da carreira, até agora.
Dois anos depois do triunfo de outro português – Rui Costa – nesta mítica etapa, João Almeida mostrou mais uma vez porque é um dos melhores trepadores do Mundo.
A tão desejada vitória de João Almeida numa grande Volta ainda está em aberto. O português da UAE Emirates está a 46 segundos de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), quando faltam oito etapas até final.
O ciclista natural de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) aparece num momento decisivo e os portugueses podem contar com ele para lutar pela vitória.