Ainda se lembra da passagem de Mourinho pelo Benfica? Despediu-se depois de golear Sporting na Luz

José Mourinho deverá ser apresentado, nos próximos dias, como novo treinador do Benfica. O português de 62 anos é a escolha de Rui Costa para ocupar o lugar de Bruno Lage, afastado nas primeiras horas desta quarta-feira, após a derrota caseira 2-3 com o Qarabag, para a Champions.

A confirmar-se, será o regresso de Mourinho à Luz, 24 anos depois. Foi no Benfica que o técnico natural de Setúbal deu os primeiros passos como treinador principal, depois de alguns anos como adjunto de Van Gaal e do malogrado Bobby Robson.

– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –

Há 24 anos, Vale e Azevedo apostava num jovem pouco conhecido

Mourinho entrou no Benfica em 2000 pelas mãos de João Vale e Azevedo, após a saída de Jupp Heynckes, por motivos pessoais. O alemão somava duas derrotas (Halmstads e FC Porto), um empate (União de Leiria) e duas vitórias (Estrela da Amadora e Beira-Mar) nos primeiros cinco jogos.

Apresentado a 21 de setembro de 2000, Mourinho teve um mau início de época no banco encarnado. Estreou-se com uma derrota no Bessa frente ao Boavista, na 5.ª jornada, empatou depois com Halmstads (na antiga Taça UEFA) e SC Braga (2-2 nos dois jogos), antes de somar a primeira vitória: 1-0 ao Belenenses, na 7.ª ronda, com um golo do central espanhol Marchena.

Nos jogos seguintes, empate com Paços de Ferreira, vitória diante do Campomaiorense antes de nova derrota, agora na Madeira com o Marítimo por 3-0, a pior do técnico na passagem pela Luz.

A seguir, José Mourinho guiou o Benfica a quatro triunfos seguidos, o último dos quais um 3-0 na Luz diante do Sporting, na 13.ª jornada. Pediria a demissão logo depois, alegando falta de condições.

Demissão após ganhar dérbi com Sporting

Isto porque Manuel Vilarinho tinha acabado de ser eleito presidente do Benfica e garantiu, antes e depois das eleições, que o seu treinador seria Toni. Mourinho, que se sentia “um treinador a prazo”, pediu condições para continuar e um novo contrato, algo negado por recém-eleito presidente.

“Como nos sentíamos treinadores a prazo (…), eu e o (Carlos) Mozer apresentámos à direção uma proposta para renovarmos por uma época, mas esta foi rejeitada”, explicou, na altura, o técnico natural de Setúbal.

Na sua primeira passagem pela Luz, José Mourinho somou seis vitórias, três empates e duas derrotas, 17 golos marcados e nove sofridos, em 11 partidas.

Sairia depois para a União de Leiria, para guiar os leirienses ao 5.º posto, curiosamente à frente do Benfica, por dois pontos (56 contra 54 em 34 jornadas). Quando Mourinho deixou o Benfica, o clube estava no 6.º posto, com 24 pontos em 13 rondas, a União de Leiria era 11.º com 17.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS