Portugal subiu um lugar no ranking FIFA, na atuação de setembro, divulgado esta quinta-feira pelo organismo que rege o futebol Mundial.
A Seleção Nacional ultrapassou o Brasil para subir ao 5.º posto, numa tabela liderada pela Espanha. É a primeira vez que Portugal surge à frente do Brasil, desde que o novo sistema de pontos foi implementado em 2018.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
França (2.º) e Argentina (3.º) fecham o pódio, com a Inglaterra à frente de Portugal.
Os resultados recentes colocaram a Espanha na liderança, posição que ocupou pela última vez em junho de 2014. A Argentina, campeã do Mundo, deixou a liderança após dois anos e caiu para o 3.º posto, consequência dos resultados menos positivos no apuramento sul-americano para o Mundial 2026, prova onde já garantiu o seu lugar.
A Itália voltou ao ‘top-ten’, que tem também a Croácia (9.º). Destaque para a Alemanha que caiu para o 12.º posto, em virtude da derrota com a Eslováquia no apuramento para o Mundial 2026.
A maior subida no ranking FIFA foi conseguida pela Eslováquia, que subiu 10 lugares, até ao 42.º posto. A maior queda foi do Zimbabwe, que desceu nove posições.
O 11.º posto coloca Marrocos como a melhor seleção africana no ranking.
A nível dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), Cabo Verde é a melhor seleção colocada (subiu três lugares), no 70.º posto, Angola é 89.º (caiu quatro lugares), Moçambique ocupa a 97.ª posição (ganhou dois lugares), Guiné-Bissau é 130.º e São Tomé e Príncipe é apenas 195.º, um lugar abaixo de Timor-Leste.
$$caption$$