O Benfica procura, este sábado, a segunda vitória seguida esta época na I Liga, na deslocação ao terreno do Vitória SC, jogo da 10.ª jornada da prova.
Terceiro com 21 pontos, a um do Sporting e a quatro do líder FC Porto, o Benfica não vai querer perder pontos na luta pela liderança. Apesar do 8.º lugar ocupado pelos Conquistadores (11 pontos), Mourinho sabe que a tarefa no Castelo será muito difícil, como é tradição no D. Afonso Henriques.
O jogo da última quarta-feira com o Tondela, na Taça da Liga, deu para fazer descansar alguns elementos importantes, como Trubin, Richard Rios e Pavlidis, embora Mourinho tivesse de lançar os dois últimos em campo para confirmar as meias-finais da única prova que o técnico ainda não venceu em Portugal.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A equipa do jovem treinador Luís Pinto procura encadear uma série de bons resultados para ganhar confiança e subir lugares na tabela.
Os minhotos não podem contar com o médio Gonçalo Nogueira e com o avançado Gustavo Silva, por lesão. No lado Encarnado, Dedic juntou-se a Manu Silva, Bah e Bruma entre os lesionados.
Momento de forma: Benfica no melhor momento com Mourinho, Vitória de altos e baixos
José Mourinho vai tentar a terceira vitória seguida ao leme do Benfica. Os Encarnados atravessam o melhor momento desde a chegada do Special One, com duas goleadas nos últimos dois jogos em que a equipa marcou oito golos e não sofreu nenhum. Aos 5-0 ao Arouca na 9.ª ronda, os Encarnados eliminaram o Tondela da Taça da Liga, também na Luz, por 3-0.
O Benfica é, a par do FC Porto, a única equipa sem derrotas na I Liga, mas os Encarnados já deixaram pontos no Dragão (0-0) e também na Luz, onde empataram com Santa Clara e Rio Ave, ambos 1-1. Pelo meio, o Benfica eliminou o GD Chaves da Taça e perdeu com o Newcastle na Champions, prova em que soma por derrotas os três jogos realizados.
O Vitória SC ainda não conseguiu uma sequência de dois triunfos seguidos na prova. Os Conquistadores foram derrotados pelo Famalicão na última ronda, num dos dérbis minhotos, após uma vitória sobre o Santa Clara. A equipa perdeu com FC Porto, Alverca e Moreirense e empatou com SC Braga e Arouca. Na Taça de Portugal, afastou o União de Lamas por 1-0.
Histórico: Águia vai sofre mas manda no Castelo
Este duelo pode ser considerado um dos clássicos do futebol português, tantas foram as vezes que Benfica e Vitória SC mediram forças. Nos 184 jogos anteriores, os Encarnados venceram 128, contra 25 dos Conquistadores, numa batalha que terminou sem vencedores nem vencidos em 31 ocasiões.
Se tivermos em conta apenas jogos da divisão maior do nosso futebol, são 160 jogos: 113 triunfos do Benfica, 21 do Vitória SC e 26 empates.
Em casa do Vitória SC na I Liga, são 18 triunfos dos minhotos contra 45 dos Encarnados em 80 jogos, sendo que 17 terminaram empatado.
Apesar do domínio Encarnado, as deslocações ao Castelo não sido fáceis. É verdade que o Vitória SC não ganha em casa ao Benfica na I Liga desde 2011/2012 (1-0), mas tem colocado sempre dificuldades aos Encarnados.
O Benfica não perdeu nas últimas 13 deslocações, mas venceu pela margem mínima em quatro ocasiões, empatou em três e ganhou por dois golos em três. Na época passada, um bis de Pavlidis e um golo de Alvaro Carreras ajudaram o Benfica a vencer, num jogo difícil. Este triunfo interrompeu dois empates seguidos do Benfica no Castelo, onde vinha de sete vitórias seguidas, entre 2015/16 e 2021/22
O que dizem os treinadores:
José Mourinho (SL Benfica): “O Vitória tem uma boa equipa, bons jogadores, um apoio importante, dos seus adeptos. É um jogo difícil para nós. Não jogaram na Taça da Liga. Tiveram a semana toda para preparar o jogo. Nós, não, mas temos de estar preparados. A fadiga é real, mas o Benfica é Benfica e joga para ganhar. Temos de ir lá com enorme ambição, mas cientes das dificuldades que vamos encontrar”.
Luís Pinto (Vitória SC): “Esperamos um Benfica com bons jogadores, que é candidato ao titulo, que tem vindo de boas dinâmicas nas competições internas, em que tem conseguido resultados dentro das suas expectativas. É um adversário motivado, a procurar a vitória em todos os jogos. Temos de estar muito focados no que temos de fazer para encarar o jogo na mesma expectativa. Temos de encarar o jogo com coragem porque é um jogo de futebol e temos de ter capacidade para procurar sempre vencer. Pode ser de uma forma acautelada na estratégia, mas sempre com essa vontade.”
O Vitória SC-Benfica, da 10.ª jornada da I Liga, está agendado para às 20h30 deste sábado. O jogo será dirigido por João Pinheiro, árbitro da Associação de Futebol de Braga. Bruno Jesus e Luciano Maia serão os árbitros assistentes e José Bessa o quarto árbitro. O VAR estará a cargo de Rui Costa, o AVAR será Nuno Eiras.
O Benfica é 3.º na I Liga com 21 pontos, o Vitória SC é 8.º com 11.
Skip to content