O Benfica recebe esta quarta-feira no Estádio da Luz o Bayer Leverkusen, em encontro relativo à 4ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões.
Depois de três derrotas consecutivas, os encarnados precisam urgentemente de vencer para poder ainda ambicionar à qualificação para o ‘playoff’.
Pela frente as águias terão um Bayer que parece estar em recuperação após um mau arranque de temporada, e que ainda não venceu na ‘Champions’ esta época.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Momento de forma
Benfica e Bayer parecem estar a atravessar momentos idênticos na temporada. Com efeito, os dois clubes não contam atualmente com os treinadores com que começaram a época, tendo ambos sido afastados dos respetivos cargos devido aos maus resultados.
Assim, águias e farmacêuticos vão se gradualmente ajustando às novas realidades, em busca do tempo perdido, quer em termos internos, quer a nível europeu.
Se nos respetivos campeonatos as duas equipas têm vindo a mostrar sinais de que estão na luta pelos lugares cimeiros, na Liga dos Campeões o cenário é totalmente diferente.
Os encarnados somam por derrotas os três jogos realizados na ‘Champions’, ocupando nesta altura o penúltimo lugar da tabela, apenas à frente do Ajax.
Não muito melhor está o Bayer; os alemães têm apenas dois pontos no 30º lugar da classificação e chegam a esta partida após terem sido goleados em casa pelo Paris Saint-Germain por esclarecedores 2-7.
São assim duas equipas a precisarem urgentemente de vitórias aquelas que vão subir ao relvado do Estádio da Luz esta noite; apenas um triunfo permite manter vivas as respetivas aspirações de apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões.
Histórico de confrontos
Este é o sétimo embate entre Benfica e Bayer Leverkusen. Dos outros seis resultaram duas vitórias para os encarnados, três empates e uma vitória dos alemães.
Nos jogos realizados no Estádio da Luz, registaram-se até agora dois empates e um triunfo das águias em três ocasiões.
Uma igualdade foi precisamente o resultado do único jogo para a Liga dos Campeões disputado em Lisboa; na fase de grupos da Champions de 2014/2015, o Benfica de Jorge Jesus empatou a zero com o Bayer de…Roger Schmidt.
O único triunfo dos ‘farmacêuticos’ ocorreu nessa mesma época, mas no jogo realizado na Alemanha, com um triunfo por 3-1.
Já o Benfica venceu o Bayer pela última vez nos 16avos da Liga Europa de 2012/2013; os golos de Ola John e Nemanja Matic deram a vitória aos encarnados, que na altura qualificaram-se para a eliminatória seguinte.
O que disseram os treinadores
José Mourinho, treinador do Benfica: “Quando o jogo acabar amanhã, ainda estarão 12 pontos em disputa. Mesmo com zero pontos, podemos fazer 12 e qualificarmo-nos. Mas se forem zero pontos em quatro jogos, temos de ser muito, muito, muito otimistas. O jogo amanhã é importante, se ganharmos, estamos completamente no meio da luta, se não ganharmos, a situação fica mais difícil. O jogo tem de ser jogador com alma de quem quer muito ganhar e sem ter receio desse tipo de responsabilidade”
Kasper Hjulmand, treinador do Bayer Leverkusen: “A qualidade da nossa exibição tem de ser boa. Temos de lutar, ser agressivos e de reencontrar a nossa identidade em campo. Estamos focados nisso. O Benfica vai ser igual ao que tem sido. Ambas as equipas estão sob pressão, mas estamos aqui para ganhar, tal como o Benfica. Ambos seremos agressivos para ganhar.”
O árbitro
Simone Sozza foi o escolhido para dirigir a partida. O árbitro italiano será auxiliado por Filippo Meli e Alessio Berti, enquanto Davide Massa será o quarto árbitro.
A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Aleandro Di Paolo e Marco Di Bello.
Skip to content