Villas-Boas critica “ironia e hipocrisia” de comunicados e dispara: “O Sporting tem o presidente do Benfica no bolso”

Declarações de André Villas-Boas, presidente do FC Porto, na partida da comitiva do FC Porto para os Países Baixos, onde vai defrontar o Utrecht, na 4.ª jornada da Liga Europa.

Relatório de Fábio Veríssimo a acusar FC Porto de coação: “O FC Porto foi o último a ser comunicado relativamente a esse relatório, que é simples. Vamos ajudar os órgãos competentes na sua avaliação e o FC Porto também fará a sua averiguação interna relativamente aos factos e a partir daí tomará as devidas consequências.”

Benfica vai fazer participação ao CD da FPF sobre o caso: “Não posso deixar de registar a ironia e hipocrisia dos comunicados do Benfica, tento em conta o registo que atualmente leva de situações e incidentes, não só no Estádio da Luz como por esses campos fora. Mas o Benfica está em campanha. Compreendo que os dois candidatos queiram digladiar-se, insultando o FC Porto, mas não temos nada a ver com as eleições do Benfica. Recomendo aos dois que se preocupem mais com o rival da Segunda Circular, pois há muito tempo que o Sporting tem o presidente do Benfica no bolso e acho que é mais com isso que se devem preocupar e não com o FC Porto.”

FC Porto acusou árbitros de ameaçar diretores do clube: “Isso corresponde a um incidente em Arouca, que temos de lamentar e ao qual procederemos com a nossa devida queixa ao Conselho de Disciplina. Temos essa intenção, porque vimos confirmados os atos no jogo com o Braga e, na sequência disso, iremos atuar em conformidade.”

Na tarde de terça-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol avançou com a instauração de um processo disciplinar ao FC Porto pela alegada pressão sobre o árbitro Fábio Veríssimo, tendo por base “as informações constantes no relatório de árbitro e no relatório de delegado da Liga”. O processo está agora na Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Segundo a imprensa portuguesa, quando a equipa de arbitragem liderada por Fábio Veríssimo entrou no balneário ao intervalo do FC Porto-SC Braga, percebeu que a televisão que não podia ser desligada passava imagens em loop de alguns lances da primeira parte do jogo, mais precisamente do momento do golo de Froholdt que foi anulado por falta de Bednarek sobre o guarda-redes do SC Braga.

O comportamento também se repetiu no final. Foi também mostrado o golo do Benfica na final do torneio da Pontinha (sub-13), precisamente frente ao FC Porto, apitado por Fábio Veríssimo. O incidente foi comunicado aos delegados da liga que estavam presentes no estádio do Dragão e está incluído no relatório do árbitro.

O Benfica já tinha reagido na segunda-feira à noite, exigindo uma “reação rápida das autoridades competentes e uma clarificação quanto aos desenvolvimentos deste episódio que em nada dignifica e credibiliza o futebol português, pelo que é imperativo que haja consequências exemplares.”

Já o Sporting abordou o caso, num comunicado divulgado esta segunda-feira. O emblema de Alvalade “considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, directa ou indirecta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos” e garantiu que ” não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional.”

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS