Ron Jans elogia Farioli antes do Utrecht–FC Porto: “Trouxe vida e espírito de equipa ao Ajax”

Aos 67 anos, Ron Jans é uma das figuras mais experientes do futebol neerlandês e prepara-se para reencontrar Francesco Farioli, agora no comando do FC Porto, no jogo desta quinta-feira entre Utrecht e FC Porto, a contar para a 4.ª jornada da Liga Europa.

– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –

Em declarações à Sport TV, o treinador do Utrecht revelou respeito e admiração pelo trabalho do italiano, a quem enfrentou na época passada, quando Farioli orientava o Ajax — encontros que terminaram com uma vitória e um empate a favor de Jans.

“Espero continuar com o ‘nunca perdi’. Mas foram apenas dois jogos, não é uma grande base para tirar conclusões. Quero ganhar, mas não por ele — apenas por competição. Tenho muito respeito por ele como pessoa e como treinador”, afirmou o técnico neerlandês.

Jans recordou o impacto que o atual treinador portista teve na passagem pelo Ajax: “Quando ele chegou, a equipa não estava bem e ele trouxe de novo vida ao Ajax. Havia espírito de equipa e uma energia nova. No final não foi suficiente para ganhar o campeonato, mas penso que ele trouxe algo ao Ajax e à liga holandesa.”

O treinador do Utrecht, que admitiu procurar um livro de filosofia para oferecer a Farioli, reforçou a admiração pessoal pelo colega: “Foi sempre um cavalheiro, com sentido de desportivismo. O que mais me impressionou foi o respeito dos jogadores por ele. Sei que continuam a gostar dele, e isso diz muito sobre o treinador e sobre o homem.”

Quanto ao desafio com o FC Porto, Jans foi direto: “Queremos ser competitivos e procurar os primeiros pontos. Começar por marcar um golo, o que ainda não conseguimos. Contra o Friburgo não merecemos mais do que a derrota, mas frente ao Lyon devíamos ter conseguido um ponto.”

Sem ainda conhecer “a fundo” o plantel portista, Ron Jans não escondeu a sua expectativa: “É uma boa equipa, muito organizada. O Farioli é especialista em formar grupos fortes, seja com 11 ou com 25 jogadores.”

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS