O FC Porto desloca-se esta quinta-feira aos Países Baixos para defrontar o Utrecht, em jogo da 4.ª jornada da fase de liga da UEFA Europa League, marcado para as 17h45, no Stadion Galgenwaard.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Os dragões chegam a esta partida moralizados pelo triunfo sobre o Sporting de Braga (2-1), na 10.ª jornada da I Liga, que reforçou a confiança interna da equipa. Na Europa, contudo, o cenário é diferente: o FC Porto procura reerguer-se após a derrota diante do Nottingham Forest (0-2), na ronda anterior, que fez a equipa cair para fora da liderança do grupo.
Momento de forma
A formação orientada por Francesco Farioli atravessa um bom momento global, com apenas uma derrota em toda a temporada. O técnico italiano considerou injusto o desaire em Inglaterra e acredita numa resposta imediata: “Merecíamos mais, mas vamos continuar a crescer.”
Na sessão de treino desta quarta-feira, no Olival, destaque para as ausências de Nehuén Pérez, ainda em recuperação, e de Luuk de Jong, que voltou a trabalhar de forma condicionada. Todos os outros jogadores estão disponíveis para o técnico portista.
O Utrecht, por sua vez, vive uma fase difícil. A equipa encontra-se em sexto lugar na Eredivisie e é uma das formações que ainda não pontuou nesta fase de grupos da Liga Europa. A jogar perante os seus adeptos, tentará contrariar o favoritismo portista e somar os primeiros pontos.
Histórico de confrontos
O FC Porto e o Utrecht apenas se defrontaram uma vez em competições europeias, na Taça UEFA de 1982/83, com total domínio portista. Os dragões venceram ambos os jogos sem sofrer golos — 1-0 nos Países Baixos (golo de António Sousa) e 2-0 nas Antas (golos de José Alberto Costa e Fernando Gomes).
Mais de quatro décadas depois, os portistas regressam a Utrecht com o objetivo de retomar o caminho das vitórias na Europa e reafirmar-se na luta pela qualificação para a próxima fase da Liga Europa.
O que disseram os treinadores
Ron Jans, treinador do Ultrecht: “Farioli trouxe vida de volta ao Ajax e agora também ao FC Porto. Vai ser um jogão. O favorito nem sempre vence. Temos que dar o nosso melhor e acredito que vamos fazer isso. Talvez lhe ofereça um vinho. Mas prefiro um bom livro. Não contem a ninguém, ainda”.
Francesco Farioli, treinador do FC Porto:“Para nós, só importa o jogo de amanhã. Vimos de um jogo muito complicado frente ao Sp. Braga, fisicamente. Foi o mais complicado da temporada, um jogo muito exigente. Temos de gerir algumas situações, mas vamos apresentar o melhor onze possível para conseguirmos vencer.
Árbitro
O escocês John Beaton foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir o encontro entre Utrecht e FC Porto, referente à 4.ª jornada da fase de liga da Liga Europa, que se realiza esta quinta-feira, às 17h45, no Stadion Galgenwaard.
O árbitro de 43 anos, internacional FIFA desde 2012, vai estrear-se em jogos do FC Porto e do Utrecht. Beaton será acompanhado pelos compatriotas David McGeachie e Graeme Stewart como árbitros assistentes, enquanto Calum Scott desempenhará funções de quarto árbitro.
No videoárbitro (VAR) estará também um escocês, Andrew Dallas, com o apoio do inglês Stuart Atwell como AVAR.
Skip to content