O Sporting procura no fim de semana conquistar pela terceira vez a Liga dos Campeões de futsal, naquela que será a quinta presença consecutiva na ‘final four’ da competição.
Os ‘leões’ têm sido uma presença regular na fase decisiva da ‘Champions’, que apenas falharam uma vez desde 2016/17, quando caíram na ronda de elite em 2019/20, chegando nesse período por seis vez à final, que venceram em 2018/19 e 2020/21.
Contudo, para chegar à sétima final em nove anos, o Sporting vai ter de ultrapassar o Palma Futsal, que venceu as duas últimas edições da prova europeia, tendo na primeira decisão derrotado os campeões lusos por 5-3, no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a um golo.
Nesse encontro, disputado em Palma de Maiorca, a equipa espanhola adiantou-se no marcador por Mário Rivillos, mas Zicky Té empatou, com Pany Varela a falhar a grande penalidade decisiva.
Do único confronto entre as duas equipas, sobram apenas sete jogadores no plantel ‘leonino’, com destaque para os experientes João Matos, Alex Merlim e o regressado Rocha, que são os únicos do plantel que conquistaram as duas ‘Champions’, tal como o terceiro guarda-redes Gonçalo Portugal, menos utilizado.
Na sexta-feira, em Le Mans, em França, antes do confronto entre o Sporting e Palma Futsal, defrontam-se os cazaques do Kairat Almaty, duas vezes campeões europeus, e os espanhóis do Cartagena, que estão a fazer a sua estreia na Liga dos Campeões.
O caminho para chegar à ‘final four’ não foi fácil para os ‘leões’, que foram segundos no Grupo 4 da ronda principal, atrás do Kairat Almaty, vencedor face ao campeão português (3-2), que já tinha batido os também cazaques do Semey (6-4) e os húngaros do Haladas (2-0).
Na ronda de elite, disputada no Pavilhão João Rocha, a decisão do apuramento para as meias-finais foi frente a outra equipa portuguesa, com o Sporting a conseguir o suficiente empate frente ao Sporting de Braga (4-4), depois dos triunfos sobre os belgas do Anderlecht (4-1) e os checos do Interobal Plzen (7-2).
O Sporting chega a este encontro após um empate com o Eléctrico (3-3), em casa, que pode pôr em causa a liderança na fase regular, uma vez que, após a fase final da ‘Champions’, recebe o Benfica, que está a seis pontos do topo, com menos um jogo disputado.