Cinco estreantes e três regressos marcam a convocatória do selecionador português de andebol, Paulo Pereira, para os jogos com Roménia e Israel, de qualificação para o Euro2026, já assegurada por Portugal.
Paulo Pereira aponta ao primeiro lugar do Grupo 8, à distância de um ponto, e chamou os estreantes Gabriel Viana (TuS Ferndorf, Alemanha), Miguel Neves (Saint-Raphael VAR HB, França), Vasco Costa (Hammarby IF, Suécia), António Machado (Marítimo SAD) e José Ferreira (FC Porto).
Além das caras novas, o selecionador português promoveu também os regressos de Gustavo Oliveira (Valladolid, Espanha), Diogo Silva (KIF Kolding, Dinamarca) e Jenilson Monteiro (Limoges HB, França), de volta cerca de dois anos após a última presença.
O primeiro dos dois últimos encontros do Grupo 8 de qualificação para o Euro2026 será contra a Roménia, em 08 de maio, e o segundo frente a Israel, em 11 de maio, ambos em Constança. Dada a situação em Israel, o segundo encontro também decorrerá em solo romeno, ambos pelas 17:00 horas em Lisboa.
“Seria bom ficarmos em primeiro, porque há por trás a questão do sorteio, que nos posiciona um bocadinho melhor para depois jogar o campeonato [Euro2026]”, afirmou Paulo Pereira aos canais de comunicação da Federação de Andebol de Portugal (FAP).
A convocatória para uma qualificação já garantida foi alinhada por diversos fatores, nomeadamente pela simbiose de uma ‘proteção’ de atletas mais utilizados e uma janela de oportunidade para ver jovens e menos jovens.
“Nós não sabíamos o destino das equipas portuguesas na Europa [FC Porto e Sporting] e fizemos uma convocatória, de certa forma, a proteger alguns atletas que são sempre convocados, do bombardeamento dos jogos que têm acontecido nos últimos anos”, adianta.
Paulo Pereira refere que, tendo em conta que Portugal já está apurado para o próximo campeonato da Europa, que é a oitava fase final consecutiva, fez uma convocatória com alguns atletas que nunca estiveram sequer com a seleção principal.
Sobre as estreias e regressos, Paulo Pereira confessa que tem estado atendo aos portugueses na Europa e alerta que serão apenas três dias para moldar o grupo para conquistar o objetivo dos ‘Heróis do Mar’: terminar a fase de grupos na liderança.
“Temos três atletas que nunca estiveram connosco na equipa sénior, nem em treino, embora tenham estado nas seleções jovens [Gabriel Viana, Miguel Neves e José Ferreira]. Fomos buscar atletas que participaram sistematicamente nas competições mais jovens e também fomos buscar alguns atletas que estão espalhados pela Europa, felizmente já começamos a ter cada vez mais”, considerou.
Paulo Pereira apontou, no entanto, o facto de só ter apenas três treinos para criar um plano de jogo para abordar estes dois jogos, nos quais quererá ganhar pelo menos um ponto e assegurar o primeiro lugar do grupo, que é o objetivo.
Lista dos 16 convocados:
– Guarda-redes: Gustavo Capdeville (Benfica) e Diogo Valério (Marítimo SAD).
– Pontas: Pedro Oliveira (FC Porto), Gabriel Viana (TuS Ferndorf, Ale), José Ferreira (FC Porto) e Jenilson Monteiro (Limoges HB, Fra).
– Laterais: Gabriel Cavalcanti (Benfica), Miguel Neves (Saint-Raphael VAR HB, Fra), Vasco Costa (Hammarby IF, Sue), Joaquim Nazaré (Skjern, Din), Diogo Silva (KIF Kolding, Din).
– Pivôs: Ricardo Brandão (FC Porto), Fábio Silva (Benfica) e António Machado (Marítimo SAD).
– Centrais: André Sousa (ABC de Braga) e Gustavo Oliveira (Valladolid, Esp).