Gastão Elias e Henrique Rocha venceram hoje na primeira ronda do Oeiras Open 5 e garantiram a presença de um tenista português nos quartos de final do challenger de categoria 100 no Complexo de Ténis do Jamor.
O primeiro a assegurar a qualificação para a segunda eliminatória na terra batida do Jamor foi o jogador da Lourinhã, antigo 57 do mundo e atual 318 colocado, ao beneficiar da desistência do adversário suíço Leandro Riedi (373.º ATP), com uma lesão na perna.
“Não posso dizer que hoje não tive um bocadinho de sorte. É verdade que até ao início do segundo ‘set’ ele estava a beirar a perfeição, não havia muito que pudesse ter feito. Apesar disso, sentia-me a jogar muito bem e acho que o encontro estava num momento crítico, em que sentia que ele podia começar a cometer um ou outro erro e eu estava à espera da oportunidade. Estava confiante que ia dar a volta, mas ele sentiu alguma coisinha na perna, ainda tentou durante dois jogos, mas já não conseguiu”, explicou o português.
Após perder a primeira partida por 6-3, Gastão Elias vencia a segunda por 5-2 quando o ‘qualifier’ optou por se retirar do ‘court’ central e ceder a passagem à segunda ronda, na qual irá defrontar o compatriota e companheiro de treino Henrique Rocha, após “um dia positivo, apesar da vitória chegar como chegou.”
O jovem portuense (195.º ATP), de 21 anos, impôs-se ao jogador também oriundo da fase de qualificação, Kenny De Schepper (647.º ATP), dos Países Baixos, ao fim de uma hora e 20 minutos, com os parciais de 6-2 e 6-3, interrompendo assim a série de oito derrotas consecutivas registada desde o início de fevereiro.
“Soube bastante bem voltar às vitórias, principalmente consegui jogar muito bem. Ganhar em casa é sempre especial e voltar a um ciclo vitorioso é muito bom. Na semana passada, em Praga, já me tinha sentido um pouco melhor, tenho andado a treinar e a sentir-me cada vez melhor, por isso agora é continuar a melhorar aos poucos o nível”, confessou Rocha.
O segundo embate de carreira entre Gastão Elias e Henrique Rocha, vencedor do primeiro em Lima, em 2024, está agendado para quarta-feira, não antes das 13:00 no centralito do Jamor, onde um dos dois assegurará a presença de um representante nacional nos quartos de final do Oeiras Open 5.
Já João Domingues e Tiago Pereira, os outros dois jogadores portugueses em prova, foram eliminados na estreia, respetivamente, pelo finlandês Eero Vasa, por 6-3 e 6-0, e pelo italiano Giulio Zeppieri, com os parciais de 7-6 (9-7) e 6-3.