TAS confirma cinco jogos de suspensão a Darwin Núñez por desacatos na Copa América

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) confirmou hoje os cinco jogos de suspensão de Darwin Núñez, rejeitando também o recurso dos restantes futebolistas uruguaios envolvidos nos incidentes na meia-final da Copa América frente à Colômbia.

O tribunal com sede em Lausana, na Suíça, rejeitou o recurso apresentado pelos jogadores Darwin Núñez, Ronald Araujo, José María Giménez, Rodrigo Betancur e Mathías Olivera e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) contra os castigos impostos pela CONMEBOL, o organismo que tutela o futebol sul-americano, após os incidentes ocorridos em julho.

O painel do TAS considerou que, neste caso, não se aplicava o princípio de legítima defesa evocado pelos jogadores, que alegaram ter-se envolvido numa altercação com adeptos colombianos por terem familiares no setor do estádio onde decorreram desacatos.

Para o tribunal arbitral, a conduta dos jogadores constituiu “uma ação voluntária, violenta e injustificada”, que violou o Código de Disciplina da CONMEBOL.

O organismo sul-americano suspendeu o antigo jogador do Benfica, atualmente no Liverpool, por cinco jogos, o médio do Tottenham Rodrigo Bentancur por quatro, enquanto os defesas Mathías Olivera, do Nápoles, Ronald Araújo, do FC Barcelona, e José Giménez, do Atlético de Madrid, receberam uma sanção de três partidas.

Apenas o avançado do Liverpool ainda não cumpriu todo o seu castigo – faltam três jogos -, uma vez que, em 04 de outubro, o TAS aceitou a providência cautelar apresentada por Núñez e pela AUF para suspender provisoriamente a aplicação da sanção.

Darwin, Ronald Araújo e José Giménez subiram às bancadas para se envolverem em desacatos com adeptos colombianos, após a derrota por 1-0 na meia-final da Copa América com a Colômbia, que aconteceu em 10 de julho, em Charlotte, nos Estados Unidos.

O defesa do Atlético de Madrid garantiu, após os incidentes, que as famílias dos jogadores uruguaios nas bancadas estavam “em perigo” devido às ações de alguns adeptos colombianos.

Antes do confronto com os adeptos colombianos e após a partida, que ditou a eliminação do Uruguai da Copa América, eclodiu também uma rixa violenta entre jogadores das duas equipas no centro do campo.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS