Os compradores das ações da Benfica SAD detidas pelo antigo presidente Luís Filipe Vieira vão ficar em silêncio até ao fim da época futebolística, assegurando hoje à Lusa o desinteresse em se envolver nas decisões desportivas da sociedade.
“Não pretendemos envolver-nos nas decisões desportivas da Benfica SAD”, lê-se no comunicado da Lenore Sports Partners (LSP), enviado hoje à agência Lusa, pouco depois de os compradores terem sido confirmados, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
As 753.615 ações da SAD do Benfica penhoradas ao antigo presidente ‘encarnado’ Luís Filipe Vieira foram compradas pelo fundo Lenore Sports Partners, informou a sociedade desportiva ‘encarnada’, que identificou hoje o acionista agora detentor de 5,24% do capital.
“É com enorme orgulho que a Lenore Sports Partners (LSP) anuncia que se tornou acionista qualificada da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, após adquirir recentemente um conjunto de ações representativas de uma percentagem superior a 5% do capital social e direitos de voto da Benfica SAD”, lê-se no comunicado do fundo norte-americano.
Recordando “décadas de experiência em desporto, finanças, imobiliário, media e marketing”, a LSP pretende “ser um parceiro do clube à medida que este navega num panorama futebolístico cada vez mais competitivo, explorando oportunidades em mercados e setores onde a Benfica SAD tem grande potencial de evolução”.
“A equipa da LSP reconhece e respeita totalmente que o Sport Lisboa e Benfica pertence aos sócios e simpatizantes em Portugal e pelo mundo fora. Como nova acionista, o único objetivo da LSP é apoiar a comunidade benfiquista, com profundo respeito pelos valores fundadores do Benfica”, sublinha o fundo, no mesmo comunicado.
Jean-Marc Chapus e Elliott Hayes são os ‘managing partners’ [supervisors] da LSP citados no comunicado, assumindo o orgulho pela aquisição: “Estamos honrados por nos tornarmos acionistas da Benfica SAD e estamos empenhados em ser um parceiro produtivo que colabora com a liderança da Benfica SAD e do clube, incluindo a expansão das fontes de receita para o Sport Lisboa e Benfica”.
“Apreciamos e respeitamos a longa e excecional cultura dos benfiquistas e queremos ver o Benfica vencer por muitos anos”, referem, ambos.
Nesse sentido, e pela fase decisiva da época, prometem silêncio, para que o Benfica dispute os títulos masculino e feminino: “Por esta ser uma altura em que é essencial que todos nós nos concentremos em apoiar o glorioso a conquistar os dois tripletes nacionais, a LSP remeter-se-á ao silêncio nas próximas semanas”.
No sábado, Benfica pode juntar a Taça de Portugal feminina, na final frente ao Torreeense, ao quinto título de campeão e à vitória na Taça da Liga.
No masculino, o Benfica entra, também no sábado, na 34.ª e última jornada, com os mesmos 79 pontos do Sporting, mas em desvantagem no confronto direto, e disputa, no dia 25 de maio, a final da Taça de Portugal, também diante dos rivais lisboetas, a quem arrebataram a Taça da Liga.