Sporting campeão: ‘Leões’ juntam-se no Funchal para celebrar bicampeonato do Sporting

Centenas de adeptos ‘leoninos’ formaram hoje uma ‘onda verde’ na Avenida do Mar, no centro do Funchal, para celebrar o 21.º título de campeão nacional do Sporting, que conquistou o bicampeonato na I Liga portuguesa de futebol.

Assim que terminou o jogo entre o Sporting e o Vitória de Guimarães, que os ‘leões’ venceram por 2-0, a baixa funchalense ficou ‘pintada’ em tons de verde e branco, com centenas de sportinguistas, das mais diversas idades, a festejar a conquista do bicampeonato.

A festa começou algo ‘tímida’, por volta das 20:00, mas em menos de meia hora a principal avenida do Funchal estava repleta de sportinguistas, que entoavam cânticos e lançavam material pirotécnico para celebrar a ocasião.

Além das músicas que nunca faltam nestas celebrações, como a tradicional ´Só eu sei’, também as buzinas ecoaram com grande intensidade, tendo a polícia também marcado presença para evitar ajuntamentos e facilitar o trânsito, que esteve condicionado, sobretudo, até por volta das 21:30.

Élia Abreu, de 45 anos, veio de propósito de Câmara de Lobos, um concelho próximo na ilha da Madeira, para festejar uma conquista que “foi muito merecida”, sobretudo depois do período difícil após a saída de Rúben Amorim durante a temporada.

“Na altura, não estávamos nada à espera. Foi uma grande contrariedade, mas os jogadores mostraram que são grandes profissionais, assim como o Rui Borges, que tem feito um bom trabalho como treinador”, analisou a fã de Hjulmand, de camisola do dinamarquês vestida.

Já a pensar na final da Taça de Portugal, diante do Benfica, Sérgio Resende, de 27 anos, espera que o Sporting vire o “foco para esse jogo” já no início da próxima semana, de modo a “terminar em beleza” a época 2024/25.

“A vitória na Taça de Portugal pode ser algo que, daqui a alguns anos, iremos recordar, se vencermos o Benfica. Uma possível ‘dobradinha’ seria memorável”, notou o adepto ‘leonino’.

Pelas 22:00, os adeptos começaram a dispersar, porém, muitos cafés e restaurantes no ‘coração’ do Funchal continuavam repletos de sportinguistas, alguns com intenção de festejar pela noite dentro, aproveitando o facto de ser sábado.

No meio da multidão, circularam também alguns adeptos do Benfica, que empatou hoje diante do Braga (1-1), registando-se algumas provocações, mas sem nenhum incidente a registar.

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, os ‘leões’, que só dependiam de si para revalidarem o título, marcaram por intermédio de Pedro Gonçalves, aos 55 minutos, com o sueco Viktor Gyökeres a ampliar o resultado aos 82, fazendo o 39.º golo no campeonato, no qual foi o melhor marcador.

O Sporting, orientado por Rui Borges, terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos, mais dois do que o Benfica, e assegurou o terceiro título em cinco anos, voltando a ser bicampeão 71 anos depois.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS