António Salvador, hoje reeleito presidente do Sporting de Braga nas eleições em que foi o único candidato, desvalorizou os cerca de 20 por cento de votos em branco registados, afirmando ser o presidente de todos os sócios.
António Salvador foi reeleito para o quadriénio 2025-29 com 80,8 por cento dos votos validamente expressos, menos que nas últimas eleições em que também foi o único candidato (85,4%), e 19,2 de votos em branco (13,3% em 2021).
O dirigente relativizou os cerca de 20 por cento de votos em branco: “É natural. Houve tempo suficiente para aparecerem outras candidaturas, não apareceram e a grande maioria esmagadora dos sócios disse que queria a continuidade, a evolução do clube e desta candidatura”.
“A partir de hoje, sou o presidente de todos os sócios, para eles e com todos eles, mais a minha equipa que está aqui. Iremos trabalhar para continuar a evoluir e atingir todas as metas a que nos propusemos no nosso programa”, afirmou depois dos resultados terem sido divulgados.
Notando ser “um dia muito feliz” para si e para a sua equipa, frisou ter-se concluído “um processo democrático na vida do clube” e agradeceu a todos os que participaram na eleição.
Sobre a meta estabelecida de ser campeão nacional de futebol no próximo quadriénio, notou apenas que “o programa é conhecido”.
“Temos quatro anos para trabalhar, para atingir os nossos objetivos, com todos, com os sócios, com os adeptos, com todos aqueles que amam o nosso clube”, afirmou.
O dirigente não quis também comentar a saída de Carlos Carvalhal do comando técnico da equipa de futebol.
“Não é momento de falar de treinador, é momento de festejar e, a partir de hoje, trabalharmos já para aquilo que é o programa dos próximos quatro anos”, afirmou.
Votaram 2.073 sócios do clube bracarense, num universo de 18.731 em condições de votar, representando um número total 16.472 votos.
A lista A obteve 12.626 votos (80,8%) de 1.603 sócios, 3.001 votos em branco de 369 sócios (19,2%) e 845 votos nulos de 101 sócios.
Os presidentes dos órgãos sociais hoje eleitos foram António Salvador (direção), Fernando Santos (mesa da assembleia geral), Gaspar Castro (conselho fiscal) e Luís Machado (conselho geral).
António Salvador, de 54 anos, parte para o oitavo mandato na liderança do clube, ‘reinado’ que começou em fevereiro de 2003 com a chegada à liderança da SAD, à qual juntou a do clube em abril de 2004.