Lando Norris cumpriu sonho de criança e venceu GP do Mónaco de Fórmula 1: “O último quarto foi nervoso, com o Verstappen na frente”

O piloto britânico Lando Norris (McLaren) cumpriu um sonho de criança ao vencer hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava ronda da temporada.

O piloto britânico, que sábado conquistara o primeiro lugar da grelha de partida com um novo recorde ao circuito do principado, bateu o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) por 3,131 segundos, com o australiano Oscar Piastri (McLaren) a ser o terceiro, a 3,658.

Sob o olhar atento da namorada, a modelo portuguesa Margarida Corceiro, Lando Norris nem precisou de dominar a corrida monegasca para levar de vencida a concorrência.

Este ano, a novidade introduzida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) foi a obrigatoriedade de todos os pilotos fazerem duas paragens para troca de pneus, como forma de estimular ultrapassagens num dos circuitos mais estreitos do campeonato.

A medida acabou por não surtir efeito, mas levou a que o neerlandês Max Verstappen apostasse num acidente tardio para garantir a vitória.

Largando da quarta posição depois de o britânico Lewis Hamilton (Ferrari) ter sido penalizado em três posições na grelha por ter atrapalhado a qualificação do campeão mundial, na véspera, Max Verstappen adiou o mais que pôde a segunda paragem obrigatória.

Com isso, comandou cerca de metade da corrida, mas apenas em pista pois a penalização de 30 segundos a que estaria sujeito acabaria por colocá-lo na quarta posição.

A mesma em que terminou depois de ter decidido parar na última das 78 voltas previstas, pois não houve nenhum acidente a provocar a entrada do safety car.

Os únicos aconteceram logo no início, com incidentes entre Gabriel Bortoleto (Sauber) e Yuki Tsunoda (Red Bull), na segunda volta, e entre o francês Pierre Gasly (Alpine) e o argentino Franco Colapinto (Alpine), na 10.ª, mas provocaram apenas safety car virtual.

“Foi divertido. O último quarto foi nervoso, com o Verstappen na frente. Mas, consegui controlar a situação. Foi um fim de semana incrível. Foi com isto que sonhei quando era miúdo”, declarou Lando Norris, no final.

Esta foi a sexta vitória do piloto britânico na Fórmula 1, segunda na temporada, depois de já ter vencido a corrida de abertura, na Austrália.

Lewis Hamilton acabou em quinto, a 51,387 segundos do vencedor e a mais de meio minuto de Max Verstappen, que foi o quarto.

O estreante Isack Hadjar (Racing Bulls) foi o sexto a cortar a linha de meta.

Com estes resultados, Oscar Piastri viu encolher em 10 pontos a vantagem que tinha no Mundial de Pilotos. Tem, agora, 161 pontos, mais três do que Lando Norris, que é segundo. Verstappen é terceiro, com 136.

No Mundial de Construtores, lidera a McLaren, com 319 pontos, com a Mercedes no segundo lugar, com 147, mais quatro do que a Red Bull, que é terceira classificada.

Segue-se o GP de Espanha, de 30 de maio a 01 de junho.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS