O FC Porto conseguiu fazer um encaixe significativo sem ter de vender qualquer jogador. Com efeito, os dragões receberam um total de 600 mil euros através das transferências de Luis Díaz para o Bayern de Munique, e de João Félix para os sauditas do Al Nassr.
O colombiano deixou Liverpool para se tornar a terceira transferência mais cara do futebol alemão, ao juntar-se aos bávaros num negócio cifrado em 75 milhões de euros.
Perante estes valores, os dragões têm direito a 375 mil euros, respeitante ao mecanismo de solidariedade (0,5% do valor total) da primeira temporada que o ‘cafetero’ passou nos azuis e brancos, já que a compensação é apenas válida até ao jogador completar 23 anos.
No mesmo sentido está o caso de João Félix. O avançado português passou pelos escalões de formação portista entre os 10 e os 17 anos, levando o FC Porto a receber 300 mil euros dos 30 milhões pagos pelo Al Nassr ao Chelsea para a sua contratação.
Este valor pode ainda subir para os 405 mil, caso Félix cumpra os objetivos estipulados no negócio, e que o levarão à fasquia dos 54 milhões.