O desporto português está de luto. Diogo Sousa, ciclista de apenas 20 anos, faleceu esta quinta-feira na sequência de um violento acidente de mota na EN209, em Lordelo, no concelho de Paredes. O jovem atleta, que em 2023 se sagrou campeão nacional por pontos em pista coberta, na categoria de juniores, não resistiu aos ferimentos depois de colidir com um automóvel numa zona conhecida como Ponte da Amizade.
O alerta foi dado pelas 10h00 da manhã e, segundo o Jornal de Notícias, Diogo Sousa entrou de imediato em paragem cardiorrespiratória. “Quando chegámos, demos início às manobras de reanimação, que depois foram continuadas pelas equipas de suporte imediato de vida de Valongo e da viatura médica de emergência e reanimação da delegação Norte”, explicou Celso Dias, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Lordelo.
Apesar dos esforços das equipas de socorro, o óbito viria a ser declarado no local. O outro condutor envolvido foi assistido e transportado ao Hospital Padre Américo, em Penafiel, com ferimentos ligeiros. A ocorrência foi registada pela GNR de Lordelo, estando agora sob investigação do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação.
Um talento reconhecido e um exemplo em pista
Natural de Paredes, Diogo Sousa representava a equipa Silva Vinha/Adrap/Sentir Penafiel, onde era considerado uma das maiores promessas da modalidade. Em 2023, destacou-se ao conquistar o título nacional júnior por pontos, em pista coberta. Na mesma temporada, foi distinguido com o prémio de mérito desportivo na Gala do Desporto organizada pela Câmara Municipal de Paredes.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o município lamentou profundamente a perda: “Neste momento de dor e consternação, o executivo e o Município endereçam sentidas condolências aos familiares e amigos”.
A equipa Silva Vinha/Adrap/Sentir Penafiel também reagiu, com uma mensagem comovente que revela o impacto da morte de Diogo Sousa junto dos colegas e treinadores:“Hoje, o mundo ficou mais vazio. Perder um amigo, ex-atleta, mas de sempre e para sempre nosso, é a dor mais difícil de descrever.”
“Agora, tudo isso se transforma em saudade. Partiste, mas deixaste, nesta família, lembranças que o tempo não apaga. Agradecemos por cada instante ao teu lado. Até já, Diogo Sousa, serás sempre nosso menino.”