O FC Porto desloca-se até Barcelos para a defrontar o Gil Vicente na segunda jornada da I Liga, esta segunda-feira, a partir das 20h15. Os azuis e brancos vão deixar o aconchego de casa para ir à conquista de uma vitória no terreno adversário. Contudo, lá estará o Gil Vicente à procura de erguer a fortaleza e beneficiar da força do seu reduto para impedir o rugido do Dragão.
Resta saber de que forma é que as equipas se vão apresentar e se haverá alguém que se consegue superiorizar de forma esclarecedora. O favorito para que isso aconteça é o FC Porto, que tem estado a bom nível, ainda que os gilistas tenham sido particularmente felizes no capítulo da finalização frente ao Nacional.
Momento de forma
O FC Porto tem impressionado em 25/26, ainda que a época esteja numa fase inicial. Contudo, são notórias as diferenças no que às ideias de jogo diz respeito, sendo mais do que positiva a adaptação de Francesco Farioli e dos reforços que chegaram para acrescentar.
É certo que o começo de uma temporada pode ser imprevisível, até porque os planteis ainda se alinham com as novas peças que se tentam encaixar num puzzle perfeito dentro de campo. Porém, no FC Porto parece estar a correr tudo de forma sólida e consistente, no ataque e na defesa.
Não foi por acaso que os dragões venceram o Vitória de Guimarães por 3-0, num resultado que foi tão vistoso como a exibição. Pressão e intensidade certas, bem como uma dinâmica ofensiva suficientemente fluída para desorientar o adversário.
Do outro lado vai estar o Gil Vicente que também começou a I Liga da melhor forma com um triunfo por 0-2 frente ao Nacional, na Choupana. A turma de Barcelos não dominou na posse nem nas oportunidades de perigo, mas fez o que é necessário para ganhar: marcar. Os tentos surgiram na primeira parte da partida e preocuparam-se em gerir o resultado com uma solidez defensiva, impedindo que os insulares procurassem avançar até à área.
A equipa alcançou uma vitória importante, até porque a 2.ª jornada é um teste difícil contra o FC Porto. Resta saber se o Gil Vicente será capaz de contrariar o demolidor dragão que se tem apresentado ou se vai cair na teia com um jogo amarrado e atrás da bola.
Histórico de confrontos
Feitas as contas, realizaram-se um total de 57 jogos entre os dois clubes e, sem surpresas, é o FC Porto que tem do seu lado as estatísticas. Os dragões venceram 44 encontros, contra os sete triunfos dos gilistas. Pelo meio, registaram-se seis empate.
A última vitória do Gil Vicente aconteceu no mais recente jogo entre as duas equipas. Com uma vitória por 3-1, a formação de Barcelos voltou a carimbar um resultado histórico perante um Dragão sem ideias e com grandes dificuldades.
O que dizem os treinadores
César Peixoto, treinador do Gil Vicente: “Temos que ser uma equipa muito organizada, intensa, agressiva, humilde e trabalhadora. Sabendo que teremos muitas dificuldades, mas que quando tivermos bola, tentar impor a nossa qualidade, porque que só formos à procura de defender o resultado, é uma questão de tempo para a gente sofra um golo.”
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “É o primeiro jogo fora para nós, no início da semana abordámos os perigos do jogo com o Gil Vicente, é uma mudança de ambiente. Temos de fazer um bom aquecimento, uma boa abordagem mental, temos de ser claros naquilo que pretendemos. Temos de lutar porque estamos no início da nossa caminhada e todos estes jogos são importantes.”
Árbitro
O árbitro nomeado para o duelo entre o Gil Vicente e o FC Porto foi Ricardo Baixinho, que estará acompanhado pelos assistentes Pedro Mota e Andreia Sousa. Fá Sanhá será o quarto árbitro, enquanto Bruno Esteves e Pedro Martins ficarão encarregues do sistema de videoarbitragem.