Roger Fernandes é o 7.º jogador sub-20 do Mundo com mais experiência em 2025, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol. O jovem extremo do SC Braga é o melhor futebolista fora das cinco melhores ligas do Mundo, com 83,9 pontos.
O estudo do CIES – Observatório do futebol – analisou 200 jogadores de todo o mundo com menos de 20 anos (exceto os garda-redes) tendo em conta os jogos disputados em 2025. A pontuação resulta da média de dois valores: um índice de desempenho calculado a partir dos dados recolhidos em pela Impect (empresa especialista em recolha e análise de dados de futebol), e um índice de experiência que tem em conta os minutos jogados, ponderados pelo nível competitivo dos jogos.
FOTOS: Os 20 melhores jogadores sub-20 do Mundo em 2025 (estudo do CIES de 27 de agosto)
A lista é liderada por Lamine Yamal, do Barcelona, à frente do seu colega de equipa, Pau Cubarsi. O francês Warren Zaïre-Emery, do PSG, completa o pódio.
Além de Roger, há mais portugueses na lista. Geovany Quenda, jogador do Sporting mas já contratado pelo Chelsea, surge na 9.ª posição (83,8 pontos), Rodrigo Mora do FC Porto (80,7 pontos) é 19.º. O também portista Vitor Froholdt (80 pontos) também aparece na lista, na 22.ª posição. O Benfica está representado entre os 200 por Leandro Sousa (70,9 pontos).
Fora da Europa, o mexicano Elías Montiel (CF Pachuca) foi quem registou o valor mais alto, à frente do brasileiro Rayan Vitor (Vasco da Gama) e do argentino Santino Andino (Godoy Cruz). 48 ligas estão representadas neste top200 do CIES.