Oficial: Laporte não pode ingressar no Ath. Bilbao. Bascos explicam razões para falhanço da transferência

O Athletic confirmou, esta quarta-feira, que a FIFA rejeitou a inscrição de Laporte que não pôde ser inscrito no último dia do defeso. O clube assegura que a transferência “não pôde ser concluída na totalidade nessa data por razões alheias à sua vontade e por fatores externos fora do seu controlo”. Segue-se o recurso TAS (Tribunal Arbitral do Desporto) para tentar reverter a decisão. Caso a contratação do defesa internacional não se concretize, o negócio, de acordo com o clube fica anulado.

O Athletic sublinha que continua a trabalhar para levar a bom porto a vontade das três partes (Al-Nassr, jogador e Athletic Club) e está a estudar todas as possibilidades dentro do enquadramento legal existente. Em nota publicada, o clube adianta que a FIFA “negou o pedido da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para obter junto da Federação de Futebol da Arábia Saudita o Certificado de Transferência Internacional (CTI), de forma a poder realizar a inscrição do jogador Aymeric Laporte”.

O clube referiu através de uma nota o desenrolar dos acontecimentos:

“No passado 1 de setembro, e dentro do período de inscrição de jogadores estabelecido, o jogador Aymeric Laporte Fevre, o clube saudita Al-Nassr Football Club e o Athletic Club chegaram a acordo para a transferência do jogador para o Athletic, sujeita ao cumprimento de determinadas condições.

O Athletic Club submeteu na plataforma TMS da FIFA o pedido de transferência no dia 1 de setembro, que não pôde ser concluído na totalidade nessa data por razões alheias à sua vontade e por fatores externos fora do seu controlo.

A RFEF solicitou no dia 2 de setembro à FIFA que autorizasse uma exceção na validação para se poder obter o Certificado de Transferência Internacional junto da Federação de Futebol da Arábia Saudita, para que o jogador pudesse ser inscrito pelo Athletic Club.

A RFEF comunicou no dia 3 de setembro, por e-mail ao Athletic Club, que a FIFA rejeitou o pedido apresentado e, consequentemente, a possibilidade de obter o Certificado de Transferência Internacional.

Em todo o caso, o Athletic Club informa que caso o negócio não se concretize “os acordos ficam sem efeito (…) entre as partes, sem que haja consequência económica para a nossa entidade, em cumprimento das condições suspensivas dos contratos entre o Athletic Club, o Al-Nassr e o jogador”.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS