João Almeida tornou-se o nono português a vencer uma etapa em Espanha

Ao fim de dois anos, um ciclista português voltou a vencer uma etapa da Vuelta: João Almeida. O luso da UAE Emirates foi rei no mítico Angliru e sucede a Rui Costa, tornando-se o nono português a alcançá-lo.

O desafio era gigantesco, subir uma das montanhas mais difíceis do calendário com uma inclinação de 20%, mas pareceu simples para um dos melhores trepadores do mundo.

Este ano, João Almeida tem sido um dos melhores e partiu para a Vuelta na tentativa de lutar pela vitória. O objetivo está a ser cumprido com o segundo lugar, até ao momento, e poderá conseguir voltar a colocar Portugal no topo do ciclismo.

Galeria: A lista de ciclistas portugueses que venceram em Espanha

Na Vuelta, o ciclista natural de A-dos-Francos foi o nono português a vencer uma etapa, sendo que o último a fazê-lo tinha sido Rui Costa em 2023. O veterano partiu da fuga do dia num sprint e pôs fim à seca de oito anos sem conquistas para Portugal.

Antes, Nélson Oliveira (Movistar) também o tinha feito, em 2015, novamente na sequência de uma fuga. Em 2006, foi a vez de Sérgio Paulinho.

Contudo, é preciso recuarmos 30 anos para encontrarmos outros triunfos lusos uma etapa espanhola. Joaquim Agostinho, a referência do ciclismo português, conquistou três etapas (duas em 1974 e uma em 1976), sendo que o grande feito foi o segundo lugar na geral em 1974. Alguns anos antes, Alves Barbosa conseguiu a glória na Vuelta em 1961 e José Sousa Cardoso em 1945.

João Lourenço bisou em 1946, tal como João Rebelo em 1945.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS