O Benfica perdeu os primeiros pontos na I Liga 25/26, ao ficar-se por um empate a uma bola na receção ao Santa Clara, em encontro da 5.ª jornada da prova.
As águias começaram, cedo, por ameaçar o golo, foram perdendo fulgor com o passar dos minutos e viram o adversário ficar reduzido a dez elementos ainda na primeira parte. Depois, a fechar o primeiro quarto de hora do segundo tempo, Pavlidis marcou, pleno de oportunidade, na recarga a um primeiro cabeceamento de Otamendi e, quando já pouco o fazia prever, nos descontos, ao minuto 90+2′, Vinícius Lopes aproveitou um erro de Otamendi para empatar a partida e fixar o resultado final em 1-1.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Veja as melhores imagens do encontro
Duelo Richard Ríos-Gabriel Batista a abrir
Bruno Lage apostou no regresso de Trubin à baliza (depois de Samuel Soares ter sido titular contra o Alverca, antes da paragem para as seleções) e na defesa Tomás Araújo jogou na direita, face à ausência do lesionado Dedic, com Ivanovic a apoiar Pavlidis na frente. E, como se esperava, o Benfica entrou a pressionar.
O Santa Clara não conseguiu sair do seu meio-campo nos minutos iniciais e por duas vezes o guarda-redes dos açorianos teve de se aplicar, em ambas as ocasiões para travar remates do colombiano Richard Ríos.
Aos 8 minutos, depois de um bom lance individual, o camisola 20 das águias ganhou espaço para rematar, valendo uma enorme defesa de Gabriel Batista. Apenas quatro minutos depois, Ríos voltou a tentar a sua sorte de fora da área, em posição central, mas viu o seu disparo uma vez mais travado por uma intervenção atenta do guardião forasteiro.
Águia perde intensidade, fica em superioridade numérica, mas assusta-se
Volvido o primeiro quarto de hora, porém, a pressão inicial do Benfica perdeu algum gás e o Santa Clara começou a surgir algumas vezes no meio-campo contrário, tentando aproveitar a velocidade de Brenner Lucas, que iam criando algumas dores de cabeça defesa do Benfica, mas acabava por definir sempre os lances no momento do último passe.
O encontro seguia então numa toada equilibrada quando, à passagem do minuto 34 , se deu um dos lances decisivos do jogo: numa bola dividida entre Paulo Victor e Tomás Araújo, o jogador do Santa Clara levantou demasiado o pé e atingiu na cabeça o defesa do Benfica. O árbitro João Pinheiro começou por mostrar o cartão amarelo, mas alertado pelo VAR foi ao monitor rever as imagens da infração e acabou por exibir cartão vermelho direto.
Só que, em superioridade numérica, o Benfica não voltou a criar perigo até ao intervalo e quem ficou muito perto de marcar até foi o Santa Clara. Passividade da defesa do Benfica, Frederico Venâncio galgou muitos metros e rematou na área para uma bela defesa de Trubin. Na recarga, Gabriel Silva atirou ao lado, mas estava em fora de jogo.
Pavlidis marca à ponta de lança
Ao intervalo, Bruno Lage fez sair Tomás Araújo e lançou Prestiani. O Benfica voltou a entrar forte, a pressionar e a encostar o Santa Clara à sua grande área.
Os lances de perigo, contudo, não apareciam, até que ao minuto 59 as águias conquistaram um livre lateral na direita. Aursnes bateu a falta na perfeição para a cabeça de Otamendi, que se elevou bem mais alto do que toda a gente para cabecear de cima para baixo.
Gabriel Batista estirou-se e defendeu como podia, para a frente, onde na recarga, na pequena área, surgiu Pavlidis a encostar de pé esquerdo para o fundo da baliza.
Balde de água fria ao cair do pano
Em vantagem, o Benfica foi controlando as operações, dominando a posse de bola no meio-campo contrário mas, apesar das mexidas introduzidas por Bruno Lage, não eram muitos os lances de perigo criados.
O Santa Clara poucas vezes conseguia sair para o ataque, mas deixou um primeiro aviso aos 77 minutos, por Calila, valendo uma boa defesa de Trubin, e já nos descontos, quando nada o fazia prever, os açorianos despejaram mesmo um autêntico balde de água fria na Luz: pontapé para a frente de Gabriel Batista, bola ganha de cabeça por um jogador do Santa Clara e o esférico a chegar perto da área do Benfica. Otamendi tentou atrasar para Trubin, mas falhou e permitiu que Vinícius ultrapassasse o guarda-redes da casa e tocasse para o fundo das redes.
Pouco depois ouvia-se o apito final e o Benfica perdia mesmo os primeiros pontos na prova.