É dia de jogo em Alvalade. Mas esta segunda-feira não é o Sporting a jogar. A casa dos leões vai acolher o Legends Charity Game, um jogo de angariação de fundos para apoio de vítimas na Ucrânia, em Portugal e no mundo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Promovido com o apoio da FPF e do Sporting, que cedeu o estádio, o encontro junta velhas glórias de Portugal, sob o comando de Costinha, com outras lendas do resto do mundo, que terão Roberto Carlos ao leme.
Oportunidade perfeita, pois, para os adeptos irem ao fundo do baú buscar as camisolas com o nome dos seus ídolos do passado. Antes do jogo, nas imediações do estádio, eram muitas as camisolas ‘retro’ orgulhosamente exibidas por quem se dirigia para as portas de entrada. Alguns com o nome de antigos jogadores que vão mesmo estar no relvado esta noite e que brilharam no relvado do ‘antigo’ Alvalade, como Luís Figo ou Krassimir Balakov.
Mas não só. Não faltavam também camisolas de antigas estrelas internacionais, como Zidane ou, claro, o eterno Diego Armando Maradona.
“O Figo foi o meu primeiro ídolo da bola”, conficenciou-nos Luís Sousa, de 42 anos, envergando uma camisola do antigo internacional português dos tempos em que este representava…o Barcelona. Bruno, dois anos mais novo, mas também adepto do Sporting, veste uma camisola de outra estrela do início da década de 1990 do Sporting: Krassimir Balakov. “Quando comecei a vir aos jogos do Sporting com o meu pai, o Balakov era o maior…aquele pé esquerdo…”, lembra, em tom de nostalgia.
Mas se há muitas camisolas com nomes do passado, há um nome que ainda marca (muitos golos) que ganha a todos os outros. É inevitável: falamos, claro, de Cristiano Ronaldo. São inúmeras as camisolas de Portugal com o número 7 nas costas, mas há também foi possível ver camisolas de CR7 dos tempos do Manchester United e da Juventus. Mesmo quando não joga, Ronaldo está presente…
E aos poucos os adeptos deixam as imediações do estádio e dirigem-se para as portas de entrada para começarem a preencher as bancadas. Lá dentro vão poder ver, do lado das Lendas de Portugal, um onze formado por Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Tiago, Figo e Maniche; Nani, Quaresma e Pauleta,e do lado das Lendas do Resto do Mundo, Cech; Zanetti, John Terry, Puyol e Materazzi; Mendieta, Hamsik e Karembeu; Kaká, Henrik Larsson e Saviola.
No banco, Portugal terá Beto Pimparel, Eliseu, Dani, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Simão, Deco, Nuno Gome e Hélder Postiga. A seleção mundial tem como suplentes Van Der Sar, Roberto Carlos, Karagounis, Balakov, Hagi, Djorkaeff, Michael Owen, Del Piero, Stoichkov e Usyk.