O Sporting alcançou, de forma provisória, o FC Porto (tem menos um jogo) na liderança da Primeira Liga de futebol, ambos com 25 pontos, ao vencer na noite desta sexta-feira o Alverca por 2-0 em Alvalade, jogo inaugural da 10.ª jornada da prova.
Após um primeiro tempo sem golos, o suplente Ioannidis e uma ‘bomba’ de Pedro Gonçalves resolveram o jogo para os bicampeões nacionais. Depois de ter vencido 5-1 os ribatejanos na última terça-feira para a Taça da Liga, desta vez a tarefa foi bem mais complicada.
Na próxima terça-feira o Sporting joga em Itália com a Juventus, na 4.ª jornada da Liga dos Campeões, prova onde soma duas vitórias e uma derrota nos três anteriores encontros.
FOTOS: O Sporting-Alverca em imagens
Rui Borges troca todos
Saem onze, entram onze. Nenhum dos titulares na goleada ao Alverca (5-1) para os quartos de final da Taça da Liga mereceu a confiança de Rui Borges, técnico que apostou na equipa habitual. Geny Catamo foi um dos titulares, ele que foi homenageado no relvado antes do apito inicial pelos seus 100 jogos de Leão ao peito.
Ao contrário da última terça-feira, o Alverca não se mostrou tão permeável, esta sexta-feira, apesar de Custódio ter feito seis alterações na equipa que pouco ou nada mostrou no último duelo com os Leões.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Após Rui Borges ter perdido Fresneda, por lesão (entrou Vagiannidis), o Sporting deu o primeiro sinal de perigo, aos 18 minutos. Geny Catamo dançou na direita, cortou para o meio e atirou ao poste. André Gomes estava batido.
A segunda oportunidade dos bicampeões nacionais nasceu dos pés de Luís Suárez. Remate cruzado do avançado colombiano, a bola desviou num defensor, mas acabou afastado em cima da linha por Meupiyou, o salvador dos ribatejanos, aos 36 minutos. Que perdida!
Com mais bola e a jogar no meio-campo contrário, o Sporting tinha dificuldades em desmontar o 5-4-1 montado por Custódio.
Mas a terminar o primeiro tempo, os Leões criaram mais duas situações de golo. Aos 45+1, João Simões falhou de forma incrível na área, após combinação entre Trincão e Pedro Gonçalves. O médio atrapalhou-se com a bola quando só tinha de a colocar no fundo das redes. Aos 45+2 foi Diomande a atirar por cima após livre de Pedro Gonçalves.
VAR trama Luis Suárez antes de Ioannidis e Pote fazerem saltar Alvalade
Apesar da chuva, os adeptos leoninos presentes em Alvalade (31.833 espetadores) iam puxando pela equipa. O tão aguardado grito de golo foi solto aos 51 minutos, quando Luís Suárez empurrou para o fundo das redes um desvio de Gonçalo Inácio, na sequência de um canto. Mas a alegria deu lugar a tristeza rapidamente, quando o árbitro António Nobre anunciou aos adeptos e jogadores, após ouvir o VAR, que o matador colombiano estava adiantado. Fora de jogo por oito centímetros.
Rui Borges sentia o Sporting a crescer, a estar mais perto da área contrária e, por isso, reforçou o ataque com Ioannidis, a fazer dupla com Luís Suárez, ficando Pote no meio-campo (saiu João Simões). Geovany Quenda também entrou no lugar de Catamo, aos 56 minutos.
A arrojada aposta teve sucesso aos 68 minutos. Canto de Pedro Gonçalves e Ioannidis a desviar de cabeça para o fundo das redes de André Silva.
O Alverca que, até ao 1-0, só incomodava com o que Marezi conseguia tirar de Diomande, estava obrigado a tentar algo mais no ataque. A perder, não se justificava uma postura tão defensiva. Custódio apostou em Sandro Lima e Davy Gui (saíram Marezi e Lincoln) para tentar algo de diferente.
Qualquer que fosse a tentativa de reação ribatejana, ela foi morta à nascença já que aos 75 minutos, Pedro Gonçalves fez um golaço e levou Alvalade à loucura: o médio lançou um foguete de muito longe e fez um grande golo.
Rui Borges aproveitou para fazer descansar Luís Suárez e Pedro Gonçalves (entraram Allison Santos e Morita), num jogo que estava mais do que controlado. O brasileiro mexeu com o ataque, com as suas arrancadas. Nos descontos, ameaçou ofuscar o golaço de Pote com uma jogada fantástica que só parou na base do poste. Merecia melhor sorte.
O Sporting chega aos 25 pontos e alcança, provisoriamente, o FC Porto na liderança da I Liga. O Alverca mantém os 1o pontos com que entrou para esta 10.ª ronda, mas pode acabar a jornada perto dos lugares de descida.
Na próxima terça-feira o Sporting vai tentar a terceira vitória na Liga dos Campeões, quando defrontar em Turin a Juventus, na 4.ª ronda da prova. Os Leões já venceram em casa o Kairat Almaty e o Marselha e perderam com o Nápoles, fora de portas.
Skip to content