O tempo já teve melhores dias e a chuva vai estar cada vez mais presente no dia-a-dia. Contudo, é importante que não ceda ao sofá e à mantas, mantendo a atividade física a fazer parte da sua rotina.
Contudo, é natural que sair de casa para se mexer seja difícil e é preciso força de vontade e motivação para não descurar o treino nos meses mais frios.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Para além disso, precisa de ter alguns cuidados com as baixas temperaturas e atenções redobradas para a preparação ao exercício físico. Ainda assim, é importante que perceba que treinar ao frio pode trazer alguns benefícios.
Treinar ao frio pode ajudar a que queime mais calorias, até porque o corpo vai trabalhar mais para manter-se quente. Para além disso, o seu sistema imunitário sairá reforçado e poderá vir a ter menos casos de gripo ao longo da estação fria. Estar sob frio vai aumentar a capacidade pulmonar, beneficiando de uma maior eficiência na utilização de oxigénio.
A prevenção de doenças é um benefício importante porque o coração vai bombear o sangue mais rapidamente devido ao frio. O aumento da circulação sanguínea vai reduzir os níveis de colesterol, por exemplo, e ajudará na prevenção de doenças cardiovasculares.
Por tudo isto, o melhor é procurar um especialista para que saiba que não está a fazer nada de errado e ter a certeza de que a prática trará benefícios.
Saiba alguns cuidados que deve ter
1 – Aquecimento adequado
O aquecimento é importante em qualquer altura do ano, mas principalmente quando há frio. O risco de lesões pode ser atenuado com uma maior preparação antes do treino.
Para além do aquecimento muscular antes do treino, é fundamental que realize alongamentos no pós-treino.
2 – Hidratação
Este é um cuidado importante a ter, uma vez que pode ser desvalorizado com temperaturas mais baixas. Por essa razão, deve manter o corpo hidratado mesmo que não tenha sede.
No fundo, o corpo vai continuar a perder líquidos na transpiração e respiração, apesar de sentir menos vontade de beber água.
3 – Roupa adequada
Deve vestir-se com as camadas adequadas de roupa para praticar desporto no inverno. É recomendado que opte por uma primeira camada de roupa com materiais sintéticos, nomeadamente com poliéster. Este tipo de material é leve e absorve a humidade, mantendo o corpo seco. Para além disso, é elástica e permite que se movimente sem dificuldades.
Para além disso, o melhor é usar um gorro ou luvas para que mantenha as extremidades do corpo.
Em relação aos ténis, é de notar que os ténis sejam isolados e impermeáveis.
4 – Alimentação
Esta também é uma das medidas preventivas que deve ter antes de qualquer treino. Contudo, em relação ao frio, é fundamental que tenha os níveis de açúcar adequados, uma vez que a falta de açúcar pode impedir que trema ou sinta frio.
Skip to content