APAF reage ao caso Fábio Veríssimo e exige medidas “exemplares” contra a pressão sobre árbitros

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) emitiu esta terça-feira um comunicado contundente a propósito da polémica em torno do árbitro Fábio Veríssimo, alegadamente alvo de pressões ao intervalo do jogo entre o FC Porto e o Sporting de Braga, disputado no domingo no Estádio do Dragão.

– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –

Na nota, a APAF afirma que o episódio representa “mais um caso de desrespeito e impunidade” no futebol português e sublinha que “chegou a hora de dizer basta”. A associação exige que as autoridades competentes atuem “de imediato e com transparência total”, pedindo medidas exemplares para todos os envolvidos no incidente.

“O futebol português tem de pôr fim à pressão e à intimidação sobre os árbitros, não pode continuar a viver mergulhado num clima de medo e suspeição. (…) O atual clima é tóxico e insustentável”, lê-se no comunicado.

A entidade que representa os árbitros denuncia uma “escalada no número de episódios de pressão” e acusa clubes e dirigentes de alimentarem “campanhas de difamação e discursos inflamados contra a arbitragem”.

A APAF anunciou ainda que vai solicitar reuniões urgentes com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Liga Portugal e o Governo, exigindo ter “parte ativa nas alterações regulamentares necessárias” para proteger o setor e garantir punições mais eficazes.

O comunicado surge na sequência do processo disciplinar aberto pelo Conselho de Disciplina da FPF ao FC Porto, após relatos de alegadas pressões exercidas sobre Fábio Veríssimo no intervalo do encontro frente ao Braga.

PARTILHAR EM:

Twitter
Telegram
WhatsApp

LEIA MAIS NOTÍCIAS