O SC Braga recebe esta quinta-feira os belgas do Genk, em jogo da 4ª jornada da Liga Europa. Depois de três triunfos consecutivos, os bracarenses partilham a liderança da competição com Lyon e Midtjylland e procuram manter o registo 100% vitorioso.
Pela frente, os minhotos terão um Genk a atravessar uma boa fase da época e a precisar de pontos para se manter nos lugares de ‘playoff’.
Momento de forma
Portugueses e belgas atravessam momentos de forma idênticos nesta altura. Depois de um arranque de temporada algo irregular, o SC Braga tem vindo a subir de produção, registando seis vitórias nos últimos dez encontros, quatro dos quais de forma consecutiva.
Na Liga Europa, o desempenho tem sido perfeito, com três triunfos em outros tantos jogos, colocando os comandados de Carlos Vicens no topo da classificação.
Já o Genk soma seis jogos sem derrotas nos últimos dez, isto depois de ter começado a temporada de forma algo irregular, que os atirou a formação belga para meio da tabela no campeonato, uma posição que também ocupa na Liga Europa, com quatro pontos somados em três jornadas.
Histórico de confrontos
Apesar de defrontar o Genk pela primeira vez, o SC Braga já tem um histórico considerável contra equipas belgas. Foram nove as vezes que os minhotos defrontaram formações oriunda da Bélgica, registando cinco empates, três derrotas e apenas uma vitória.
Em fevereiro de 2009, o SC Braga, treinado por Jorge Jesus, recebeu e venceu o Standard de Liége por 3-0, com golos de Rentería, André Leone e Luís Aguiar.
Na última vez que os minhotos encontraram uma equipa belga, foram derrotados pelo Union St.Gilloise por 2-1, em jogo da fase regular da Liga Europa da última época.
Já o Genk não tem propriamente as melhores recordações de embates com equipas portuguesas. Os belgas contam com três derrotas, dois empates e apenas uma vitória em seis jogos realizados.
O que dizem os treinadores
Carlos Vicens, treinador do SC Braga: “Estamos cada vez melhores, a jogar com uma grande personalidade e os resultados na Liga Europa acabam por ser a consequência disso, de estarmos a ser ambiciosos e de entrarmos em todos os jogos para ganhar. E amanhã não vai ser diferente. Pela frente vamos ter um rival que está só a três pontos do primeiro classificado na sua liga, está a seis jogos seguidos sem perder, foi empatar ao Bétis, ganhou ao Rangers em Glasgow, é uma equipa que gosta de dominar os jogos, pelo que vamos ter que fazer muitas coisas bem se queremos sair com uma vitória”
Thorsten Fink, treinador do Genk:
O árbitro
Balázs Berke foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro húngaro será auxiliado pelos compatriotas Vencel Tóth e Péter Kóbor, enquanto que Gergő Bogár será o quarto árbitro.
A dupla de vídeo-arbitragem será composta pelos polacos Piotr Lasyk e Tomasz Kwiatkowski.
Será a primeira vez que o juiz de 41 anos irá dirigir um encontro, quer do SC Braga, quer do Genk.
Skip to content